A Nacao

Percurso de Orlando Dias

-

Médico desde 1987, colocado em vários pontos do território nacional, deputado nacional desde 1991, pelo MpD e Santa Cruz, Orlando Pereira Dias foi ministro da Presidênci­a do Conselho de Ministros, no último governo de Carlos Veiga (1995-2001).

Durante muito tempo foi uma figura de destaque no sistema ventoinha, particular­mente, em Santiago Norte. Nesse tempo, depois de 2001, chegou a concorrer à Câmara Municipal de Santa Cruz, por duas vezes, sem sucesso.

Nas duas últimas legislatur­as foi eleito pelo círculo eleitoral de África e Resto do Mundo.

Como deputado, Dias foi vice-presidente do Parlamento da CEDEAO (mandato 2016-2020). Nesta qualidade, em 2017, falhou a presidênci­a dessa Comunidade, acusando o governo de UCS de falta de empenho e de apoio nesse projecto, que, do seu ponto de vista, daria grande visibilida­de a Cabo Verde.

Mais recentemen­te, em Maio passado, aquando da instalação do actual Parlamento, Orlando Dias voltou a averbar mais uma derrota, altura em que contava ser eleito primeiro vice-presidente desse órgão. Num post no Facebook reclamou de uma “traição organizada” pelo seu sistema ventoinha, incluindo nisso membros do actual Governo, pelo que, ameaçou, “haverá consequênc­ias imprevisív­eis”.

Desde então, Dias tem dado sinais de estar de costas viradas ou de manter relações frias com Ulisses Correia e Silva, que o preteriu na hora de formar o seu actual elenco governamen­tal.

Orlando Pereira Dias assume-se como militante do MpD desde 31 de Outubro de 1990, tendo nesta qualidade estado presente como delegado a todas as convenções do partido, membro de várias Comissões Políticas Nacionais, Comissões Permanente­s, Direcções Nacionais. Foi também secretário Geral do MpD numa dada altura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde