A Nacao

Jogo Cabo Verde e Nigéria dá início à qualificaç­ão para o Mundial de 2023

- Carlos Alves

A selecção de basquetebo­l masculina de Cabo Verde defronta, esta sexta-feira, a Nigéria na primeira partida de qualificaç­ão do ‘Grupo A’, que se realiza de 26 a 28 do corrente em Benguela, Angola.

Dois meses após Cabo Verde ter alcançado o quarto lugar no campeonato africano de basquetebo­l (AfroBasket’21), que decorreu em Kigali, no Ruanda, a selecção nacional aponta agora as baterias para a sua primeira a participaç­ão de sempre numa qualificaç­ão africana para o Campeonato do Mundo de 2023, que arranca já amanhã, em Benguela.

Na última semana o combinado liderado por Emanuel “Mané” Trovoada, esteve em estágio em Luanda a preparar os jogos do fim-de-semana, que contam para a primeira mão de qualificaç­ão do ‘Grupo A’. O primeiro com A Nigéria, já esta sexta-feira, 26, depois, no sábado com o Uganda e no domingo com o Mali.

Uganda de fora

Porém, durante esta semana circularam rumores na imprensa africana que o Uganda havia desistido da sua participaç­ão na qualificaç­ão por falta de fundos para suportar a viagem e a estadia da comitiva para Benguela. Situação que já foi confirmada esta terça-feira, 23, pela própria Federação Ugandesa de basquetebo­l (FUBA), na rede social Twitter. Pelo que este é um assunto que o A NAÇÃO vai continuar a acompanhar.

16 selecções para cinco vagas no Mundial’23

A primeira mão, com as oito selecções dos grupos ‘A’ e ‘C’ das eliminatór­ias africanas, será disputada entre 26 e 28 de Novembro, em Benguela. Já os jogos da segunda mão só serão em Julho do próximo ano em local a definir.

As eliminatór­ias dos grupos B e D terão início apenas em Fevereiro de 2022, com as restantes oito selecções dos grupos B e D que vão tentar agarrar uma das cinco vagas para o próximo Mundial de basquetebo­l, que se realiza de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023 e terá a organizaçã­o tripartida entre as Filipinas, o Japão e a Indonésia.

Lista de convocados Cabo Verde:

Bases: Hugo Correia e Silva, Jeff Xavier, Xane da Rosa;

Extremos: Anderson Gomes, Ivan Almeida, Joel Almeida, Fidel Mendonça (c), Luís Teixeira “Jason”;

Postes: Keven Gomes, Keneti “Michel” Gomes, Aiton Marques, Amarilson Lopes.

Edy Tavares, como já se sabia há muito, é um dos grandes ausentes da lista de convocados do selecionad­or, Emanuel Trovoada, por estar a disputar a Euroliga ao serviço do Real Madrid.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde