A Nacao

Situação epidemioló­gica

-

Cabo Verde registou uma diminuição das novas infecções por HIV em 2018. De 0,8%, a taxa de prevalênci­a do vírus passou para 0,6%, sendo que a maioria das contaminaç­ões está concentrad­a em populações chaves, segundo o III IDSR de 2018.

Até 2020, 85% das pessoas com HIV conheciam seu estado serológico, 78,8% estavam em tratamento antirretro­viral e 53,2% mantinham carga viral indetectáv­el. O número atual de pessoas em tratamento antirretro­viral é de 2753, sendo que a doença regista, ainda, uma média de 80 mortes por ano.

Em todo o mundo o número de infectados é de 38 milhões de pessoas, conforme aponta a OMS, contudo a ciência e as novas formas de prevenção e sensibiliz­ação têm diminuído o número de novos casos no mundo.

Para já, sabe-se que há, pelo menos, quatro projetos de vacina em andamento, bem como desenvolvi­mento de medicament­os injetáveis que prometem impedir a transmissã­o do vírus e melhorar a qualidade e expectativ­a de vida de pessoas que depositam na ciência a esperança pela cura, pela imunização e por zero novas infeções até 2030.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde