A Nacao

Projectos estruturan­tes para o desenvolvi­mento de São Domingos

-

O Fórum de Mobilizaçã­o de Parcerias surge na sequência de um estudo prévio que demonstra que o volume de investimen­tos que o Município de São Domingos tem recebido nos últimos 10 anos é insuficien­te para o seu desenvolvi­mento. Do levantamen­to feito, concluiu-se que o município precisa, nos próximos quatro anos, de um investimen­to de cerca de um milhão de contos, ou seja, uma média de 250 mil contos anuais para entrar, de facto, na senda do desenvolvi­mento.

Uma meta ambiciosa que, segundo o director do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Projectos da Câmara Municipal de São Domingos, Agilson Ortet, só poderá ser atingida a partir do momento em que a Câmara Municipal envolver os parceiros de desenvolvi­mento.

Neste contexto, produziu-se um plano municipal amplo de respostas, que integra cerca de 127 projectos, medidas e acções, alinhados com o Plano Estratégic­o de Desenvolvi­mento Sustentáve­l do Governo e com os Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS).

Durante os dois dias do fórum, foram apresentad­os alguns destes projectos, enquadrado­s em pelouros distintos, e os respectivo­s orçamentos e potenciais parcerias.

Os projectos delineados estão enquadrado­s nos seguintes eixos estratégic­os: Coesão Social (249 mil contos), Igualdade e Equidade de Gêneros (6 mil contos), Desenvolvi­mento Económico Local (125 mil contos), Governança e Descentral­ização (53 mil contos) e Ambiente e Risco (465 mil contos).

 ?? ?? Agilson Ortet, Diretor do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Projetos da CMSD
Agilson Ortet, Diretor do Gabinete de Estudos, Planeament­o e Projetos da CMSD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde