A Nacao

Problema “praticamen­te resolvido”

-

As dificuldad­es em matéria de ligações marítimas regulares entre as diversas ilhas, com destaque para São Nicolau, Maio, Fogo e Brava, “já estão a ser ultrapassa­das” assegurou ao A NAÇÃO o director de comunicaçã­o da CV Inter-ilhas, Carlos Dias.

O mesmo garantiu que os navios Dona Tututa e Inter-ilhas estão a navegar desde segunda-feira.

“Temos o Praia d’Aguada e o Kriola em doca. O Kriola teve uma avaria por acidente e o Praia d’Aguada teve uma avaria na máquina, mas, entretanto, tem que fazer uma inspecção. Pretendemo­s que o navio Liberdadi faça a substituiç­ão do Kriola, mas aguardamos a certificaç­ão do Instituto Marítimo Portuário (IMP)”.

Perguntado quando é que será resolvido esse problema de ligações marítimas, Carlos Dias afirmou que “neste momento está praticamen­te resolvido e o problema da Brava e do Maio ficou resolvido com a reparação do navio Inter-ilhas”.

A vetustez da frota é apontada como uma das principais razões da situação de interrupçã­o das ligações marítimas.

Carlos Dias admite, também, que esse é um dos principais problemas da CV Inter-ilhas, mas escusou-se a comentar sobre a necessidad­e de se cumprir o contrato de concessão dos transporte­s marítimos de passageiro­s e cargas, no que tange à aquisição de embarcaçõe­s com menos de 15 anos e que possam alcançar uma velocidade de 15 nós.

“Os navios, sendo novos ou velhos, precisam de manutenção contínua. É normal haver uma avaria ou outra”.

Mas, sobre a renovação da frota, preferiu não falar, alegando que trata-se de uma questão mais estratégic­a da empresa. Tentamos contactar o PCA da CV Inter-ilhas, Jorge Maurício, mas este não atendeu o nosso telefonema e nem retornou a chamada.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde