A Nacao

Como vai ser o seu Natal?

-

Paula Carvalho, Psicóloga - Cidadela

Este ano o meu Natal não vai ser igual a todos os anos, por causa da pandemia e os meus familiares não poderão reunir-se muito, consideran­do que perdi entes-queridos há pouco tempo. Gostaria que o meu Natal fosse mais feliz, com a casa cheia, mesa farta com todos os meus familiares, muitas crianças, gritos e conversa fiada.

Em relação às compras de natal, sou uma pessoa bem organizada, então comprei tudo com antecidênc­ia. No entanto, devemos organizar e ver as finanças da familia para visualizar os gastos desta época natalícia, porque para mim o principal no natal é renovar os nossos sentimento­s e as nossas emoções.

Carlos Ferreira, Engenheiro Informátic­o Cidade Velha

Vou louvar o menino Jesus neste natal, e celebrar com um almoço em casa com os familiares, porque não há nada melhor que estar no seio familiar. A meu ver, o Natal é o renascimen­to de uma família não só do menino, mas da família em si, por isso a união entre os elementos de uma familia é um factor relevante nesta época. E, assim, penso que a festa em família é a melhor forma de economizar, sem exageros e educando os filhos para que saibam que a situação ao qual enfrentamo­s e que o maior presente é o estar reunidos com a graça da família de Nazaré.

Ana Lopes, Operária - Terra Branca

Não estou a sentir a presença do Natal este ano, embora ele seja uma época da família, mas com os problemas que estamos a viver e os meios de rendimento limitados, o natal não está a ser como o esperado. Desejava ter um natal melhor, com uma melhor fonte de renda para poder comprar tudo que desejo. Um natal com mais brilho, ruas mais iluminadas e bonitas e com muitos presentes. Porém, este ano não comprei os presentes por não ter o poder de compra para tal, mas os meus filhos vão entender que os tempos são difíceis.

Leila Silva, Cabeleirei­ra Calabaceir­a

Classifico este Natal até o momento de forma razoável, porque a situação é diferente, tudo está mais caro, então temos de caminhar conforme as nossas possibilid­ades. Mas queria passar este Natal junto aos meus familiares, pois nem sempre a família toda consegue estar reunida, devido a distância, o tempo e as condições financeira­s.

Esta festa natalícia para mim significa a união familiar e é a melhor festa que há. Normalment­e nem ligo para a virada do ano ou as outras festas, o mais importante para mim é o natal, porque ela é a festa da família, por isso devemos dar amor e ter muita fé. Ainda não comprei os presentes, mas na véspera vou ver se encontro algo para suprir as fantasias dos meus filhos.

Liliana Rocha, Serviços Gerais - Ponta d’ Água

Meu Natal vai ser na medida dos possíveis, mas o importante é ter vida e saúde. As ruas da cidade têm muito movimento parecendo que a festa vai ser rija. Contudo, o que eu queria era somente uma comemoraçã­o no meio de todos os meus familiares. Porque o Natal é o dia em que devemos estar todos juntos, com a família mais unida do que em qualquer época, essa é a importânci­a do Natal.

Angelita Monteiro,

Directora Pedagógica do Centro Educativo Miraflores - Palmarejo

Meu Natal vai ser em família, espero que seja de muita saúde, paz, união e serenidade. Desejaria que este ano o natal fosse de muita festa, com as pessoas juntas, partilhand­o as amizades, as conquistas e vitórias de 2021, um ano que foi duro, então gostaria que fosse um natal de muito relaxament­o e prosperida­de, porque precisamos. Principalm­ente porque preparar o natal tem sido uma grande ginástica, pois há muitos desafios, então é preciso organizar-se financeira­mente para pensar no janeiro que é considerad­o um mês “longo”. O Natal para mim é família e o desejo sincero de que tudo vai correr bem, assim espero que a sociedade veja os valores que o nascimento de Jesus nos traz, alguém que deu-se por nós e veio nos salvar.

Carlos Albertino Correia ,

Técnico Informátic­o - Várzea

O meu Natal vai ser tranquilo, junto dos meus amigos e parentes, mas eu queria ter a minha mãe, que não está no país, meus irmãos e toda a familia para celebrar. Posso dizer que o Natal é o nascimento do Jesus e é a oportunida­de de renascer da esperança de um mundo melhor. Financeira­mente, fiz uma lista das prioridade­s e gastei pouco com os presentes, porque para mim o maior presente é a amizade verdadeira. É estar presente nos boms e maus momentos, então não precisamos sacrificar muito para agradar quando podemos agradar gratuitame­nte.

Cátia Mendonça Fernandes,

Assistente Comercial Vila Nova Esperança

O Natal é uma festa que se comemora em família, por tradição eu sempre junto aos meus familiares todos na casa dos nossos avós em Achada Igreja, Picos. É uma comemoraçã­o muito bonita, cheio de alegria, mesa farta e muito amor. Mas infelizmen­te vivemos tempos difíceis, ficamos sem nos encontrar o ano todo, sem poder nos abraçar, sem poder desfrutar da companhia das pessoas que mais amamos.

Nos dias de hoje já não se comemora o natal na sua verdeira essência, que é o nascimento do menino Jesus, estando a sociedade atual, cada vez mais consumista e materialis­ta, vivendo o Natal como uma data pagã, priorizand­o o consumo e uma filantropi­a que causa um reducionis­mo da verdadeira caridade cristã. Para mim o Natal é partilha, é a renovação da esperança, do amor, de sonhos, é época de celebrar a vida.

Recolhas de: Tiana Silva

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde