A Nacao

Ómicron pode ser o fim da pandemia, dizem especialis­tas

-

Além-fronteiras, sobretudo em países onde a Ómicron chegou antes, especialis­tas estão consideran­do ser este o fim da pandemia, com o vírus a se tornar endémico, após infecção em massa das populações.

O virologist­a português Pedro Simas, entrevista­do pela CNN Portugal, considerou que o surgimento da variante Ómicron (menos virulenta e mais transmissí­vel) mostra que o SARS-CoV-2 está a seguir uma evolução semelhante a outros coronavíru­s e que acabará por se tornar endémico.

“Esta é a entrada inequívoca em endemia. Só se entra em endemia verdadeira quando num país a maior parte das pessoas já teve infecções e o vírus circula livremente. Isto é normal”, prognostic­ou.

O especialis­ta, que também defende a eliminação do período de isolamento, pelo menos, em Portugal, acredita a nova variante “vai conquistar o mundo inteiro e fazer com que a Delta desapareça”, o que, no seu entender, é u aba notícia, uma vez que esta estirpe “é muito eficiente a transmitir-se e vai conferir uma imunidade às pessoas muito boa”, sobretudo contra as variantes anteriores, que tinham uma sintomatol­ogia mais severa.

Outros especialis­tas acreditam no fim próximo da pandemia, como é o caso de Shahid Jamel, investigad­or sénior da Universida­de de Oxford. No seu entender, o facto do vírus está a ir no sentido de uma maior transmissã­o e de uma doença menos grave é uma indicação de que se “está a tornar-se endémica”.

A mesma possibilid­ade foi defendida por Tess Lambe, uma das criadoras da vacina da AstraZenec­a, que acredita que “a pandemia vai acabar e o vírus vai tornar-se endémico [relativo a doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade].”

 ?? ?? Pedro Simas
Pedro Simas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde