A Nacao

Cabo Verde segue para o CAN 2022 ensombrado pela Covid-19

-

A selecção de Cabo Verde estreia-se na 33ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) neste domingo, 09, frente a Etiópia, no grupo A. Apesar dos casos de covid-19 na comitiva, com jogadores infectados, os Tubarões Azuis vão seguir viagem para os Camarões nesta quinta-feira, 06, com pensamento positivo, apesar do desfalque causados pela pandemia.

Novos testes para despiste de Covid-19 foram aplicados à comitiva da Selecção Nacional antes da partida para os Camarões. Mais cinco elementos dos Tubarões Azuis acusaram positivo à Covid-19, entre eles os jogadores Marco Soares, Lisandro Semedo e Willis Furtado, bem como o técnico Bubista e o analista Pedro Ramos.

Márcio da Rosa, Stopira, Jeffry Fortes, Kenny Rocha e Garry Rodrigues, assim com o treinador Humberto Bettencour­t e os técnicos de equipament­o Leonel e Ito Rodrigues, que testaram positivo anteriorme­nte, já se recuperara­m e voltaram aos treinos.

De modo geral, estão infetados com covid-19, neste momento, e sem sintomas, Bubista, Vozinha, Keven Ramos, Ponck, Marco Soares, Lisandro Semedo, Willis Furtado e Pedro Ramos.

O guarda-redes Élber Évora, do AEL Limassol, e o defesa Delmiro Nascimento, do Aris Limassol, são os reforços convocados por Bubista face aos casos de Covid-19 na seleção, atingindo o número máximo de 28 jogadores, permitido pela CAF.

Para Bubista, também com Covid-19, grandes equipas surgem nos momentos de dificuldad­es. Apesar dos casos positivos, garante que a situação tem sido gerida da maneira “mais calma possível”.

“A situação não tem sido fácil porque cada jogador reage da sua maneira, mas globalment­e temos conseguido manter a calma, sabendo que não depende somente de nós”, precisou o selecionad­or nacional.

Embate com Etiópia

O treinador adjunto Pedro Figueiredo acredita que os Tubarões Azuis vão fazer um “grande jogo” frente a Etiópia no domingo e deixar os cabo-verdianos “orgulhosos e felizes” com a seleção.

“Estamos com uma energia muito positiva, com muita alegria de irmos à CAN. O grupo está feliz, agora, como é evidente gostaríamo­s de estar todos juntos. A selecção entra em qualquer jogo com a mentalidad­e de vencer e, com a Etiópia, não será diferente”, acredita o trinador adjunto.

A selecção realizou esta quarta-feira, 05, mesmo desfalcada, o último treino na cidade da Praia, antes de viajar para os Camarões para a 33ª edição da CAN.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde