A Nacao

Alguns países já querem tratar a covid-19 como gripe, mas OMS não aconselha

-

A Espanha sugeriu esta semana, através do seu primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que pode ser a hora alterar a estratégia de gestão da pandemia, passando a usar um sistema idêntico ao utilizado contra a gripe. Algumas medidas passariam pelo fim da divulgação de novos casos e redução da testagem.

No Reino Unido, o antigo coordenado­r da campanha de vacinação no país também já sugeriu que o foco deve sair da disseminaç­ão do vírus, para a gestão da doença, como se faz com a gripe, “nunca esquecendo os grupos mais vulnerávei­s”.

Clive Dix afirma que a Covid-19 deve ser tratada como um vírus endémico, tal como acontece com a gripe, e acabar com a vacinação em massa, depois da administra­ção da dose de reforço.

Esta ideia ainda não é, entretanto, consensual. Alguns especialis­tas e a própria Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) já alertaram que o vírus não está estabiliza­do e que deve continuar a ser tratado como uma pandemia.

Em reacção às declaraçõe­s do primeiro-ministro espanhol, a autoridade senior de emergência da OMS para a Europa, Catherine Smallwood, alertou que este ainda é “um caminho distante”, apontando que endemicida­de requer uma transmissã­o estável e previsível.

“Ainda temos uma enorme incerteza e um vírus que está evoluindo rapidament­e, impondo novos desafios. Certamente não estamos no ponto em que podemos chamá-lo de endêmico”, precisou, admitindo que a covid-19 pode se tornar endémico, mas no seu “devido tempo”.

 ?? ?? Clive Dix
Clive Dix

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde