A Nacao

Juventude em Marcha estreia “Pinha ma Kentéi” em Santo Antão

- Romice Monteiro

O grupo teatral Juventude em Marcha apresenta no próximo dia 29 de Janeiro, a sua mais recente obra “Pinha ma Kentéi”, no Porto Novo, Santo Antão. A estreia na terra-natal da companhia de Jorge Martins dará início a uma tournée que levará a peça a todas as ilhas de Cabo Verde e à diáspora.

“Pinha ma Kentéi”, cuja estreia aconteceu no passado dia 27, em São Vicente, repetindo-se a apresentaç­ão nos dias 28 e 29 de Dezembro passado, no Centro Cultural do Mindelo, vai ser apresentad­a pela primeira vez em Santo Antão, no próximo dia 29 deste mês.

A peça da autoria de Jorge Martins, líder da companhia de teatro fundada em 1984, em Santo Antão, vai ser apresentad­a primeirame­nte na cidade do Porto Novo. Depois disso, seguir-se-á nos próximos dias para outros dois municípios da ilha, Ribeira Grande e Paul.

A ideia do grupo, caso a covid-19 não atrapalhar, é levar “Pinha ma Kentéi” a todas as ilhas de Cabo Verde numa tournée que alcançará também a comunidade cabo-verdiana na diáspora, ainda neste ano de 2022.

A “tragicoméd­ia”, presente nesta peça, não foge à receita das produções anteriores do Juventude em Marcha, levando o público a gargalhada, mesmo diante de momentos mais trágicos da nossa existência colectiva.

A peça aborda, segundo a sua sinopse, o tema do amor entre dois irmãos gémeos que “se relacionam bem, fazem as coisas de forma satisfatór­ia, tanto de um lado como do outro”, envolvendo-se, entretanto, nua história de uma “forte traição, gerada por um amigo íntimo e de confiança de Kentéi”.

“Pinha ma Kentéi” é, pois, mais uma produção cénica do Juventude em Marcha, grupo santantone­nse de teatro, em vias de completar os 40 anos de existência.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde