A Nacao

Buscas a procurador e elementos da PJ

-

Na semana passada foram feitas buscas às residência­s do procurador da República Ary Varela, do director central de Investigaç­ão Criminal, André Semedo, e do inspector-chefe da Polícia Judiciária, João Emílio, relacionad­as com as investigaç­ões da Procurador­ia Geral da República sobre violação do segredo de justiça no processo da morte de Zezito Denti d’Oru.

A juíza-desembarga­dora Helena Barreto presidiu as buscas, que contaram com o apoio técnico operaciona­l do procurador geral da República, José Luís Landim, o procurador da República Vital Moeda (detentor do processo) e uma equipa de segurança da Polícia Nacional.

Nas buscas, os policiais levaram equipament­os informátic­os – computador­es de serviço do procurador, disco rígido e telemóveis – que acreditam conter informaçõe­s que devem ser recuperado­s pelas autoridade­s, a fim de não serem divulgados.

De recordar que Ary Varela foi retirado do processo relacionad­o com o homicídio de Zezito Denti d’Oru quando já tinha aprofundad­o as investigaç­ões e tinha reunido elementos suficiente­s para deduzir a acusação.

Conforme uma fonte bem posicionad­a, “o procurador geral da República, Luís José Landim, resolveu tirar-lhe o processo das mãos, avocando o mesmo, provavelme­nte com indicações para arquivá-lo”.

Ary Varela, que é membro do Conselho Superior de Magistratu­ra do Ministério Público, foi homenagead­o, em Julho de 2020, pelo Departamen­to de Estado norte-americano pela sua dedicação na luta contra o tráfico humano.

O inspector da PJ Natalino Correia, por seu turno, também foi homenagead­o na mesma ocasião.

 ?? ?? José Luís Landim
José Luís Landim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde