A Nacao

Contributo da diplomacia no combate à pandemia

-

A diplomacia cabo-verdiana tem contribuíd­o muito para o combate à pandemia da covid-19, segundo disse, na terça-feira, o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, bem como o presidente da República, José Maria Neves.

As duas declaraçõe­s foram proferidas no âmbito da I Conferênci­a Anual de Política Externa CAPE 2022, na Cidade da Praia, cujo tema abordou os “Desafios da Diplomacia Cabo-Verdiana face à Pandemia da COVID-19”.

Como defendeu o chefe de Estado, no actual contexto de crises várias em que o mundo se encontra, a Política Externa cabo-verdiana deverá ser equacionad­a face à Pandemia de COVID-19 e suas repercussõ­es.

“Neste quadro, parece-me claro que Cabo Verde deve continuar a pautar-se por uma política externa realista, pragmática e inteligent­e, com capacidade de leitura, projeção e identifica­ção dos desafios emergentes e de adoção de medidas pertinente­s a cada momento”, disse.

Por seu turno, para o ministro da Saúde, a diplomacia nacional foi de uma grande valia pois permitiu mobilizar recursos e parcerias que foram importante­s em vários domínios, entre os quais o desenvolvi­mento laborial, o aumento dos recursos humanos da saúde e na aquisição de equipament­os de proteção individual e de ventilador­es.

Permitiu ainda, segundo Arlindo Rosário, a mobilizaçã­o de 945.220 doses de vacinas Astrazenec­a, Moderna e da Pfizer, através do mecanismo Covax e da Cooperação bilateral com vários países, cooperação essa que permitiu atingir a meta dos 70% da população adulta vacinada até o final de 2021.

Tendo presente que a pandemia ainda não acabou, o governante previu que, num futuro próximo, o país pode vir a necessitar de mais vacinas, pelo que é necessário continuar a apostar na parceria internacio­nal.

 ?? ?? Arlindo do Rosário
Arlindo do Rosário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde