A Nacao

Pico, defesa central de Cabo Verde, a revelação do CAN

-

O defesa central dos Tubarões Azuis, “Pico”, alcunha pelo qual Roberto Lopes é também conhecido no mundo do futebol, tem sido um dos destaques do CAN2021 pela forma como joga com muita classe e elegância.

No jogo de segunda-feira, contra a equipa da casa, ele foi considerad­o o melhor jogador em campo.

A forma de estar no campo, à moda inglesa, está a despertar o interesse da imprensa internacio­nal e dos descobrido­res de talentos em Yaoundé por este Tubarão Azul, 29 anos, nascido na Irlanda, filho de pai cabo-verdiano.

Pico tem sido muito elogiado pelos cabo-verdianos nas redes sociais, havendo quem o compare ao defesa central português Ricardo Carvalho, bem como ao paraguaio Carlos Gamarra (Mundial 1998).

A forma como joga não só é comparada com o modo inglês, mas também com passes típicos dos espanhóis, e com uma postura que faz lembrar o modelo italiano, sendo que no momento de abordar os lances é exímio na antecipaçã­o, raramente recorre à falta para travar os adversário­s, enfim, um jogo limpo e com classe.

Pico é, pois, a revelação do CAN2021, a decorrer nos Camarões, para a surpresa da comunicaçã­o social internacio­nal e dos olheiros que acompanham de perto a Copa Africana, e, segundo informaçõe­s que já circulam, muitos deles perguntam quem é o nº4 da selecção de Cabo Verde, um país que já é tido como o Brasil de África em matéria de futebol.

Roberto Lopes, de 29 anos, nasceu na Irlanda, filho de pai cabo-verdiano. Actualment­e joga no Shamrock Rovers, da Irlanda, onde foi considerad­o o melhor jogador do seu clube pelos adeptos na época 2019/20.

Esta é a 12ª internacio­nalização de Fico por Cabo Verde. Ainda recentemen­te o prestigiad­o jornal brasileiro Folha de São Paulo dedicou-lhe uma página, o que também não é muito comum no Brasil.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde