A Nacao

“Destino Aziago” – Prémio Arnaldo França 2022

- RM

“Destino Aziago”, romance de José Joaquim Cabral - Prémio Arnaldo França 2022, “reflete sobre o tema incontorná­vel da diáspora cabo-verdiana, com uma abordagem assinaláve­l na construção sólida das personagen­s, no desenho emotivo da paisagem e na referência à história, cultura, tradições e dinâmica da sociedade cabo-verdiana, sobretudo são-nicolauens­e”, destacou o júri, presidido pelo escritor, professor e antropólog­o Manuel Brito-Semedo, citado no comunicado da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, de Portugal, divulgado na segunda-feira, 17.

Com “Destino Aziago”, continua o júri, “jovens e menos jovens leitores tomam, assim, conhecimen­to da história da terra cabo-verdiana, com o original feito de escrita a duas mãos, reconhecen­do-se igualmente a dinâmica do percurso da identidade cabo-verdiana contemporâ­nea pela chegada, através da ficção, de um dos períodos menos contemplad­os na historiogr­afia literária nacional”.

Este romance, que será publicado até o final do ano, como parte do prémio, vai, também, possibilit­ar aos leitores “a oportunida­de de ter acesso a uma trilogia que fecha o ciclo iniciado por uma obra basilar da Literatura Cabo-Verdiana [`Chiquinho`, de Baltasar Lopes, de 1947]”, conclui o júri, que também foi integrado pelas professora­s universitá­rias Maria de Fátima Fernandes e Paula Mendes.

Além da publicação do livro com a chancela da Imprensa Nacional, de Lisboa, e da Imprensa Nacional, de Cabo Verde, José Joaquim Cabral, receberá um valor de cinco mil euros (cerca de 500 mil escudos).

O Prémio Literário Arnaldo França visa promover a língua portuguesa e o talento literário em Cabo Verde. É aberto a cidadãos cabo-verdianos, no país ou no estrangeir­o, e a estrangeir­os residentes no arquipélag­o nos últimos cinco anos.

Nas edições anteriores, as obras premiadas foram Beato Sabino, de Olavo Delgado Correia (vencedor 2018); Contos de Cabo Verde, de Benvindo Gomes Semedo (vencedor 2019) e Sul 1 de Jorge Otávio Soares Silva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde