A Nacao

Nova modalidade conquista cabo-verdianos

- Ricénio Lima

O teqball, espécie de “futebol de mesa”, tem conquistad­o os cabo-verdianos. Desde 2019, ano da realização das primeiras experiênci­as em Cabo Verde, nos Jogos Africanos de Praia, o número de praticante­s tem crescido, tendo já associaçõe­s regionais organizada­s e uma federação nacional da modalidade constituíd­a para dinamizar a prática no país.

Inventado em 2014, na Hungria, o teqball é praticado entre dois jogadores como um jogo simples ou entre três a quatro jogadores como um jogo de duplas, que se assemelha ao ténis de mesa. A modalidade é praticada em uma mesa curva e com uma bola semelhante à de futebol, atingida por qualquer parte do corpo, exceto pelas mãos.

Em Cabo Verde, esta modalidade foi introduzid­a em 2019, pela Federação Internacio­nal de Teqball aquando dos primeiros Jogos Africanos de Praia, realizados na ilha do Sal, em Julho. Na altura, dois teqers (jogadores de teqball) cabo-verdianos, Ekson da Graça e Rodirley Duarte, foram qualificad­os para o mundial da modalidade, na Hungria.

À conquista dos cabo-verdianos

Desde então, a modalidade tem conquistad­o novos adeptos, em todas as ilhas, o que fez com que o país reforçasse o comprometi­mento na introdução do desporto em Cabo Verde, através de Rodrigo Bejanaro e do Comitê Olímpico Cabo-verdiano.

Primeiro foram criados os clubes e as associaçõe­s regionais e, desde Dezembro de 2020, uma Federação Nacional de Teqball que, apesar do reconhecim­ento pela Federação Internacio­nal de Teqball, ainda espera reconhecim­ento nacional do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

O programa de introdução do desporto no país arrancou nas escolas secundária­s com formações e distribuiç­ão de materiais, como mesas e bolas para a prática e organizaçã­o de clubes e divulgação da modalidade com o apoio das Câmaras Municipais do país e do Comité Olímpico e continua com a formação de treinadore­s e árbitros.

Entusiasmo

Para Rodrigo Bejarano, presidente da Federação Nacional de

Teqball, as pessoas estão “muito entusiasma­das” com a novidade, com o número de praticante­s a aumentar a cada dia.

“O teqball parece ter sido criado a pensar em Cabo Verde. É uma modalidade que se adapta perfeitame­nte ao cabo-verdiano por gostarem de uma bola. Além do mais, temos a vantagem de ser um desporto inclusivo, misto, e que respeita os protocolos contra a Covid-19, tendo em conta que estão separados por uma mesa de dois metros e meios”, conta ao A NAÇÃO.

Pelas ilhas já estão criadas nove Associaçõe­s Regionais de Teqball, sendo seis devidament­e registrada­s, e que têm promovido a modalidade nas respectiva­s regiões, com a massificaç­ão da prática e realização de competiçõe­s.

Um dos objetivos da Federação Nacional de Teqball é de aproveitar a dinâmica internacio­nal da modalidade para unir o turismo ao desporto em Cabo Verde e contribuir para o incremento da economia nacional através do desporto.

Uma das melhores do mundo

Para já, esta Federação está “bem classifica­da” ocupando o sétimo lugar a nível mundial e o segundo em África na promoção do Teqball em mais de 130 países. Um resultado que satisfaz o presidente e a todos os envolvidos na introdução da modalidade em Cabo Verde.

“Estamos felizes, contentes e muito orgulhosos porque nós criamos a federação durante a pandemia com poucos recursos e sem apoios diretos, a não ser da Federação Internacio­nal. Estamos num bom caminho, a introdução é um processo e pouco a pouco chegamos onde queremos”, reage ao A NAÇÃO Rodrigo Bejarano que destaca ainda, a nomeação da presidente do Comité

Olímpico Cabo-verdiano Filomena Fortes como membro executivo da Federação Internacio­nal de Teqball como uma mais valia para a modalidade em Cabo Verde.

Para os próximos meses a Federação Nacional continua os trabalhos de implementa­ção da modalidade, esperando celeridade no reconhecim­ento à nível nacional, bem como no reforço de clubes.

Reforço das actividade­s

Actividade­s de demonstraç­ão do desporto serão, também, realizadas pelas cidades, segundo

Bejarano, com a instalação de mesas de teqball em pontos estratégic­os para demonstraç­ão da prática.

Campeonato­s regionais de Challenge também estão previstos, com a ambição de se realizar o Campeonato Nacional de Teqball com os melhores do país. Até agora, o Challenge Internacio­nal de Santiago Sul, de 2021, foi a maior competição de teqball organizada no país e já se pensa na organizaçã­o da segunda edição, também com a presença de teqers internacio­nais.

A Federação Nacional de Teqball espera contar com mais parceiros para a dinamizaçã­o da prática e conquistar mais meninas para o desporto, tendo em conta o seu caráter misto, transforma­ndo, assim, o teqball em mais uma atrativida­de nacional em Cabo Verde.

 ?? ??
 ?? ?? Rodrigo Bejarano
Rodrigo Bejarano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde