A Nacao

Liberdade de imprensa está acima do segredo de justiça

-

O provedor de Justiça, José Carlos Delgado, que também já foi jornalista, defendeu esta terça-feira, que a liberdade de imprensa está acima de vários outros princípios estabeleci­dos na Constituiç­ão de República e que o jornalista é livre para publicar o que se deve publicar, desde que tenha provas para sustentar a matéria.

José Carlos Delgado falava à imprensa na qualidade de cidadão, já que, conforme tratou de esclarecer, enquanto provedor não recebeu nenhuma queixa. “Eu sei o que é a liberdade de imprensa e que é a liberdade de expressão. Eu sei onde começa um e onde termina outro e espero que tudo se resolva para o melhor, mas não recebi queixa nenhuma”, expressou.

Entretanto, sublinhou, relativame­nte ao que diz a Constituiç­ão, a liberdade de imprensa impera sobre vários outros princípios estabeleci­dos. “O jornalista raramente é condenado, salvo quando se entra em matéria de injúria, atacando pessoas de forma pessoal. Mas quando o assunto é posto nesta perspectiv­a, a lei de imprensa impera sobre vários outros aspectos, como é o caso do segredo de justiça”, advogou.

 ?? ?? José Carlos Delgado
José Carlos Delgado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde