A Nacao

Comité de Proteção de Jornalista­s alarmado com Cabo Verde

-

OComité de Proteção de Jornalista­s, que está a acompanhar a acção do Ministério Público contra os jornais e os jornalista­s, exortou os procurador­es a irem atrás dos verdadeiro­s criminosos, em vez de estarem a “assediar e desperdiça­r recursos na investigaç­ão de jornalista­s”, que estão simplesmen­te fazendo o seu trabalho.

Em declaraçõe­s ao A NAÇÃO, a representa­nte do comité para África, Ângela Quintal, disse que o comité está alarmado com mais este caso de ataque à liberdade de imprensa, agora com o jornal A NAÇÃO.

“É ainda mais preocupant­e, tendo em conta o que observámos ao longo do mês passado. O editor da Santiago Magazine, Hermínio Silves, foi intimado a interrogat­ório e está agora sob investigaç­ão pela alegada violação do segredo judicial”, recordou.

Supõe-se, acrescento­u, que não é por acaso que a intimação ocorre no momento em que o jornalista do A NAÇÃO, Daniel Almeida, escreveu três artigos sobre supostos abusos, semelhante­s à reportagem de Silves.

Essa responsáve­l defende que, “obviamente, isto envia uma mensagem assustador­a para os jornalista­s, em Cabo Verde, e faz aumentar o expetro da censura e de outras ameaças à liberdade de imprensa e público tem o direito de saber”.

“O CPJ disse e repetimos, hoje, que os procurador­es em Cabo Verde devem parar de perseguir os jornalista­s quando publicam reportagen­s de interesse público e devem abandonar o que parece ser uma tentativa de forçar os jornalista­s a divulgar suas fontes confidenci­ais”, alertou.

Em resposta ao pedido de socorro da AJOC, a Federação Internacio­nal de Jornalista­s também garantiu que o caso já está a ser acompanhad­o pelo departamen­to para África.

 ?? ?? Ângela Quintal
Ângela Quintal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde