A Nacao

“Naturalmen­te que há famílias que ainda passam dificuldad­es”

Fernando Elísio Freire, ministro de Estado e Família, Desenvolvi­mento e Inclusão Social

-

Apesar de não se ter dignado a atender ao nosso pedido de entrevista sobre o quadro da pobreza, para a reportagem “Há fome em Cabo Verde e a culpa não é só da covid”, publicada no número anterior do A NAÇÃO, o ministro de Estado da Família, Desenvolvi­mento e Inclusão Social foi confrontad­o ontem, pelos jornalista­s, sobre o assunto, à margem do lançamento do Projecto CENORF-Móvel.

Elísio Freire reconheceu que há famílias a passar por momentos difíceis em Cabo Verde, reiterando que “a segurança alimentar é uma das questões sagradas pelo Governo”.

Aquele governante admitiu ainda que a vulnerabil­idade social se agravou com a pandemia, o que levou o Governo a investir, nos últimos dois anos, mais de 20 milhões de contos para combater os efeitos em várias áreas.

Sem especifica­r o que se tem feito do concreto retorquiu: “Naturalmen­te que há famílias que ainda passam dificuldad­es mas o que queremos é que todos estejam numa situação de vida que lhes permita ter uma vida digna, estamos a viver em tranquilid­ade e estamos a trabalhar neste sentido”.

Posto isto, procurou normalizar o quadro reinante, dizendo que, neste momento, “não há nenhum país no mundo com pessoas fora da pobreza e não há nenhum país que não tenha problemas”, pelo que Cabo Verde, no tocante a gente a passar oor situações de fome, não é excepção. RM

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde