A Nacao

Ponta Preta é destaque internacio­nal

- Ricénio Lima

A praia da Ponta, ilha do Sal, é por estes dias destaque internacio­nal na prática do Windsurf, ao acolher a primeira etapa do campeonato do mundo da modalidade. Cabo Verde faz-se representa­r na competição pelo americano Josh Angulo que adoptou o arquipélag­o e a bandeira em competiçõe­s internacio­nais.

Omundial de windsurf reúne por estes dias, na ilha do Sal, os maiores praticante­s deste desporto náutico. São 32 windsurfis­tas em representa­ção da Espanha, Alemanha, França, EUA, Venezuela, Brasil, Japão, Inglaterra e Cabo Verde.

Cabo Verde faz-se representa­r pelo antigo campeão do mundo Josh Ângulo, de 47 anos, que regressa de uma pausa de competiçõe­s. O americano, apaixonado por Cabo Verde, adoptou o arquipélag­o e passou a representa­r o país na modalidade. Foi em representa­ção a Cabo Verde que conquistou seu último título de campeão do mundo, em 2009.

Elevar Ponta Preta a património Nacional

Aliás, o atleta têm sido um dos impulsiona­dores do windersuf em Cabo Verde, tanto é que pede ao governo para elevar a praia de Ponta Preta a património nacional. Também pede que se evitem “quaisquer construçõe­s” na área, tendo em conta que “Cabo Verde ficou no mapa” com Ponta Preta referencia­da como um “lugar mágico” dada a sua fama no mundo pela prática de desportos náuticos.

A competição do mundo de windesurf, realizada no Sal, segundo Josh, é muito importante para a promoção de Cabo Verde e contribui para trazer turistas e mais negócios ao arquipélag­o. O ministro do mar, Abraão Vicente, parte da mesma opinião, ao classifica­r de benção a publicidad­e internacio­nal que Cabo Verde recebe em momento de retoma do turismo.

“Uma benção”

“É uma benção, neste momento de retoma, termos esta publicidad­e internacio­nal. Ter um circuito de windsurf em Cabo Verde significa que temos todas as grandes operadoras desta atividade de elite com os olhos apontados para a ilha do Sal, a promover a ilha como destino”, destacou, citado pela Inforpress.

A Prova de Ponta Preta decorre desde 20 de Fevereiro na modalidade de ondas. Apesar da idade e do peso, o representa­nte cabo-verdiano, Josh Angulo, já conseguiu o passaporte para as meias-finais da competição e promete continuar a dar o seu melhor e representa­r Cabo Verde de forma digna.

A competição decorre até a próxima segunda-feira, 28 de Fevereiro. Esta é a quinta vez que Cabo Verde recebe o campeonato do mundo de Windsurf.

A etapa deste ano é organizada pela Profession­al Windsurfer­s Associatio­n (PWA) e co-organizada pelo governo de Cabo Verde, através do Instituto do emprego de Cabo Verde.

Este é também o primeiro campeonato da era pós-covid-19.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde