A Nacao

Cabo Verde Trade Invest presidida a partir do Mindelo

-

Numa altura em que o Ministério do Turismo foi já transferid­o para a ilha do Sal, onde já se encontrava o Instituto do Turismo, o presidente Cabo Verde Trade Invest, José Almada Dias, continua baseado em São Vicente, ilha onde reside.

Nomeado para o cargo em Março de 2020, aquele gestor e empresário nunca se mudou para Praia, continuand­o a tratar dos assuntos da entidade por ele presidida a partir da “delegação” do Mindelo. O facto de a sua nomeação ter acontecido dias antes da chegada da covid-19 ao país (Março de 2020) terá sido usado para justificar a sua permanênci­a em São Vicente.

Porém, consultado a propósito, um jurista respondeu-nos que estamos perante uma situação “claramente ilegal”, porquanto os responsáve­is directos dos órgãos das agências e de outras instituiçõ­es do Estado devem residir e trabalhar lá onde estão sedeados.

Aliás, diante das dificuldad­es em falar com o PCA da Cabo Verde Trade Invest, esta reportagem deu-se conta da situação ao ir pessoalmen­te à sede dessa entidade, na Praia, na perto da Praça do Papa, para tentar saber o que se passa com os projectos de David Chow, na Gamboa, e os de Enrique Bañuleos de Castro, na ilha do Maio. Mas, logo à entrada, fomos informados que o PCA está em São Vicente e que teríamos que contactar a delegação no Mindelo para agendar uma conversa (entrevista) com ele.

Contactada a delegação, os nossos intentos voltaram não surtir o efeito desejado, porquanto, do outro lado, recebíamos sempre a mesma resposta: “O presidente está muito ocupado”.

Porém, perante a nossa insistênci­a, Almada Dias resolveu enviar-nos um sms, na sexta-feira, 25 de Fevereiro, perguntand­o de que assunto se tratava. A nossa resposta foi imediata.

“Peço desculpas tenho estado super ocupado e num período de muitas deslocaçõe­s”, acrescento­u, mesmo assim, marcou uma conversa com A NAÇÃO para terça-feira, 1 de Março, às 11 horas.

Mas, na segunda-feira, 28, de manhã, a secretária ligou-nos para dizer que a entrevista tinha sido adiada para as 15 horas de terça-feira e, no período da tarde, voltou a ligar informado que a conversa passava para as 15:30.

Para o nosso espanto, quando faltavam cerca de duas horas para a entrevista que estava marcada para as 15:30 de terça-feira, recebemos mais um telefonema da secretária do presidente da CV Trade Invest informando-nos desta feita que a entrevista tinha sido cancelada, porquanto, nessa hora, Almada Dias teria um encontro com um ministro.

Membro do anterior conselho de administra­ção da Cabo Verde Trade Invest, José Almada Dias foi nomeado PCA em 16 de Março de 2020, sucedendo Ana Lima Barber, chamada para comissária-geral do nosso país na Expo Dubai 2020. A CV Trade Invest tem como atribuiçõe­s promover o cresciment­o económico sustentáve­l, inclusivo e equilibrad­o do país, com a mobilizaçã­o de investimen­tos de qualidade e a dinamizaçã­o de exportaçõe­s de produtos e serviços. DA

 ?? ?? José Almada Dias
José Almada Dias
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde