A Nacao

Cabo Verde revela-se num destino de desportos náuticos

-

Os desportos náuticos ganham, cada vez mais dinâmica no país. Aconteceu com o mundial de windsurfe e volta a repetir-se com a iniciativa cabo-verdiana da Federação de Surf e do Instituto do Desporto e da Juventude com a promoção do Open Cabo Verde de Surf 2022.

Trata-se de um open estruturad­o em quatro etapas nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Santiago e que vai, ao longo do ano, promover o surf e o bodyboard a nível nacional e Cabo Verde como um destino de excelência para a prática dessas modalidade­s.

Conforme dá conta o presidente da Federação Cabo-verdiana de Surf, Emanuel Silva, as etapas contam com a presença de atletas internacio­nais, sendo que Senegal e Portugal já marcaram presença. A iniciativa contempla a realização de campeonato­s regionais, nacionais e internacio­nais, para dar visibilida­de aos desportos náuticos e de praia e promover o país.

Estas competiçõe­s visam promover os desportos náuticos em Cabo Verde e projetar o país além-fronteiras. Foi o que aconteceu com o Mundial de Windsurf

que decorreu de 20 a 28 de Fevereiro na praia da Ponta Preta, no Sal, reunindo 32 windsurfis­tas de diversas localidade­s.

O havaiano Bernard Rodiezer sagrou-se campeão da etapa de Cabo Verde ante ao brasileiro Marcílio Browne na final da disputa que ocorreu na Praia de Ali Babá, em meio a constrangi­mentos com o estado do tempo. O representa­nte de Cabo Verde, Josh Angulo, não conseguiu vencer e mostrou-se descontent­e com o estado do mar.

Entretanto, o governo de Cabo Verde, ciente dos benefícios de circuitos do tipo, quer que Cabo Verde passe a ser local de “passagem obrigatóri­a” do circuito no sentido de promover o país e os atletas nacionais.

 ?? ?? Cabo Verde pretende se consolidar como um destino para a prática de desportos náuticos. Depois do mundial de windsurfe que decorreu na praia da Ponta Preta, no Sal, o país volta a receber circuitos internacio­nais, dessa vez quatro etapas do Open Cabo Verde de Surf.
Ricénio Lima
Cabo Verde pretende se consolidar como um destino para a prática de desportos náuticos. Depois do mundial de windsurfe que decorreu na praia da Ponta Preta, no Sal, o país volta a receber circuitos internacio­nais, dessa vez quatro etapas do Open Cabo Verde de Surf. Ricénio Lima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde