A Nacao

Elefante branco

-

O projecto turístico integrado do ilhéu de Santa Maria e Gamboa promovido pela Macau Legend Developmen­t (MLD), cujo accionista principal é o macaense David Show, está orçado em mais de 250 milhões de euros.

De acordo com a própria descrição do empresário, aquando do lançamento da primeira pedra, o complexo contempla as “mais variadas ofertas turísticas, que vão desde os serviços hoteleiros, venda a retalho, restauraçã­o, centro de convenções, museu, espaço destinado a realização de eventos e entretenim­ento.”

Quando concluído, o complexo ocupará uma área de 152.700 metros quadrados – o que o torna o maior empreendim­ento turístico do país – divididos da seguinte forma: “uma área de 88,100 metros quadrados”, mais “uma marina que irá ocupar uma zona marítima de 64.600 metros quadrados, por forma a poder desenvolve­r as mais diversas atividades náuticas”.

O complexo abrange todo o ilhéu de Santa Maria, a parcela de Gamboa em frente ao mesmo, assim como o espaço marítimo entre o “djêu” e a costa, onde será construída uma larga via.

E este empreendim­ento marca também, como tem sido várias vezes referido, o início da indústria do jogo em Cabo Verde em larga escala, através do casino que integra.

David Chow, que já explora espaços de jogo em Macau, beneficia de uma licença de 25 anos por parte do Governo de Cabo Verde, 15 dos quais em regime de exclusivid­ade.

De referir ainda que o complexo turístico deverá gerar mais de dois mil postos de trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde