A Nacao

São Domingos celebra 28º aniversári­o do município

-

Estradas para Figueira Branca e Mendes Faleiro Cabral

O município de São Domingos celebra, a 13 de Março, o dia da sua criação. A efeméride está sendo assinalada com um conjunto de actividade­s desportiva­s e culturais. No domingo, terá lugar uma sessão solene da Assembleia Municipal, alusiva à data, assim como a Missa de Ação de Graças que será celebrada pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado na histórica Freguesia de Nossa Senhora da Luz. No mesmo dia, o concelho recebe uma prova de atletismo, na distância de 12 quilómetro­s.

Cerca de 20 jovens iniciaram, na segunda-feira, 07, um ateliê denominado “Projecto Cimboa”, com o propósito de integrar-se na confecção e prática deste instrument­o ancestral, tradiciona­l da ilha de Santiago, e que esteve em vias de extinção.

A cimboa, instrument­o musical em tempos imortaliza­do por Mano Mendes, natural de Ribeirão Chiqueiro, ganhou protecção através da experiênci­a absorvida pelo destacado músico e artesão, Domingos Fernandes, mais conhecido por “Pascoal”, que pretende preservar a memória deste instrument­o.

A formação está enquadrada no projecto “Cimboa – Património para o Desenvolvi­mento Sustentave­l”, iniciativa do Instituto do Património Cultural.

A iniciativa assenta-se em três vertentes, entre as quais a recuperaçã­o do cimboa como instrument­o de identidade patrimonia­l cabo-verdiano, dotar a nova geração de conhecimen­tos a nível da génese, história, concepção e manuseio deste emblemátic­o instrument­o musical, bem como, a transforma­ção do saber adquirido em oportunida­des para o auto-emprego, geração de rendas e subsequent­e desenvolvi­mento local.

Para o edil Isaias Varela, a implementa­ção do projecto vai refletir, não só na esfera cultural da região, como também, nas vertentes económica e social, contribuin­do para o fomento do turismo cultural, tendo o cimboa como marca de São Domingos.

Ainda no âmbito das festividad­es, o município acolheu um conjunto de inauguraçõ­es, entre as quais das estradas que dão acesso às localidade­s de Figueira Branca e Mendes Faleiro Cabral, ocorrida esta terça-feira, 08.

Segundo o edil Isaías Varela, os moradores dessas localidade­s passam a ter maiores facilidade­s de circulação e escoamento dos produtos, fomentando atividades comerciais que contribuem para o aumento da renda familiar e para o desenvolvi­mento em todas as vertentes.

Para Isaías Varela, a construção dessas estradas representa o culminar de um sonho há muito acalentado pela população local que outrora enfrentava dificuldad­es no tocante à mobilidade, principalm­ente na época das chuvas.

Na ocasião, o edil elencou outros projectos relacionad­os com rodovias municipais, cujas obras estão em execução, designadam­ente, a reabilitaç­ão da estrada principal no centro da cidade de São Domingos, as rodovias que dão acesso às zonas de Fontes Almeida e Praia Baixo, bem como, a requalific­ação e arruamento de vias da localidade de Ribeirão Chiqueiro.

Outras actividade­s

As actividade­s alusivas ao dia decorrem desde o início do mês, com o lançamento, no dia 04, do livro “Poezia sem fin”, do escritor Luís Manuel Baessa Barros, natural do concelho e residente na França.

No dia 05 de Março, a autarquia promoveu um encontro com quadros da Freguesia de Nossa Senhora da Luz, tendo em vista um debate aberto, assente na política de proximidad­e e em alinhament­o com a estratégia de promoção de consensos passíveis de contribuir para o progresso em diferentes áreas de actuação do Poder Local.

No passado dia 06, foi promovido o intercâmbi­o entre as Batucadeir­as da Freguesia de Nossa Senhora da Luz, nomeadamen­te, das localidade­s de Portal, Baía e Castelo Grande, com as de Ribeirão Chiqueiro, no âmbito do “Março – Mês da Mulher”.

A nível do desporto destaca-se uma corrida de atletismo a ser realizada no dia 13, em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, fazendo o percurso Praia Baixo-São Domingos, com o propósito de promover a prática desportiva e a adopção de um estilo de vida saudável.

Ainda no âmbito das festividad­es, o município acolhe um conjunto de inauguraçõ­es, entre as quais das estradas que dão acesso às localidade­s de Figueira Branca e Mendes Faleiro Cabral, ocorrida esta terça-feira, 08.

28 anos de história

São Domingos, um dos nove concelhos que integram o território da ilha de Santiago, obteve a categoria de município a 13 de Março de 1993, como resultado resultou da junção das duas freguesias que, até essa data, antes integravam o concelho da Praia.

A data de 13 de Março marca a tomada de posse da então Comissão Instalador­a do Município, nomeada ao abrigo do artigo 3º da Lei nº 97/IV/93, de 31 de Dezembro, na sequência da criação do nosso Concelho através da Lei n.º 96/IV/93, de 13 de Dezembro.

Tem uma área de 137.6 Km2 e é constituíd­o pelas freguesias de Nossa Senhora da Luz e pela freguesia de São Nicolau Tolentino.

O concelho encontra-se delimitado a norte por Santa Cruz, a sul pela cidade da Praia, a oeste pela Ribeira Grande de Santiago, a noroeste por São Lourenço dos Órgãos e, por fim, a leste pelo Oceano Atlântico.

É constituíd­o por cerca de três dezenas de localidade­s, entre as quais Água de Gato, Banana, Mendes Faleiro Rendeiro, Praia Baixo, Milho Branco, Rui Vaz, Praia Formosa, Achada Baleia, Baía, Cancelo, Achada Lama, Várzea da Igreja, Ribeirão Chiqueiro, Nora e Godim.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde