A Nacao

Primeiras damas com agenda de empoderame­nto feminino

-

No âmbito da visita de Estado do presidente de Angola a Cabo Verde, a convite do seu homólogo José Maria Neves, as duas primeiras damas, Ana Dias Lourenço e Débora Katisa Carvalho, respectiva­mente, mantiveram visitas de cariz mais social, com foco no empoderame­nto feminino e combate à pobreza.

Na Praia, Ana Dias Lourenço pôde conhecer a fábrica Shanna, fruto do empreended­orismo feminino, e ao projecto “Nha Menstruaçã­o”, daWomenise.it. As duas primeiras damas puderam ver in loco a produção de pensos higiénicos ecológicos reutilizáv­eis, que visa combater a pobreza menstrual em Cabo Verde, especialme­nte das meninas em idade escolar.

Lourenço e Carvalho fizeram ainda uma incursão pelo interior de Santiago, com paragem para vislumbrar a beleza da Serra da Malagueta, rumo ao Tarrafal de Santiago, onde cumpriram um programa primeiro de visita autarca local, José dos Reis e, depois, ao Campo de Concentraç­ão, conhecido agora como Museu da Resistênci­a.

No fim da agenda, uma paragem muito agraciada por Ana Dias Lourenço, a Cooperativ­a de Olaria Trás-os-Montes. Aqui, além de conhecer o trabalho de auto-rendimento e empoderame­nto feminino ali desenvolvi­do, degustaram ainda um almoço típico servido na louça de barro ali produzida.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde