A Nacao

Experiênci­a piloto

-

A primeira instalação de biogás, feita pela Prosol, tem já dois anos. Situa-se na zona da Ribeira de Vinha, mais concretame­nte na “Nossa Quinta”, propriedad­e de Pedro Rocha, conhecido por “Pedro de Fantastic”.

E foi precisamen­te nessa fazenda, a poucos quilómetro­s do centro do Mindelo, que o A NAÇÃO foi ver de perto como de facto funciona a produção do biogás, conforme o modelo desenvolvi­do pela Prosol.

Pedro Rocha tem actualment­e na sua propriedad­e cerca de 50 porcos, além de dezenas de outros animais, mas, para produzir o biogás de que necessita recorre maioritari­amente ao excremento dos suínos e estrume seco.

Rocha conta, igualmente – e, de resto com muita satisfação – , as vantagens que obteve com a instalação de um biodigesto­r, dizendo acreditar que esta é uma das vias possíveis para o desenvolvi­mento meio rural cabo-verdiano.

“Com o investimen­to que fiz, já não tenho despesas com gás butano, uma vez que só uso o biogás. Antes gastava, por mês, cerca de oito contos com o gás”.

Para esse agricultor, são muitas as dificuldad­es que os produtores rurais como ele enfrentam no dia a dia. “Imagine se todos tivessem possibilid­ade de fazer esta instalação, mesmo que tivessem poucos animais, ou até mesmo estrume seco, já dava para produzir gás e com isso diminuir as despesas e certos custos que encarecem os nossos produtos”, diz.

Preocupado com a realidade do país, o nosso entrevista­do alerta que a solução para o desenvolvi­mento de Cabo Verde, ou de São Vicente em particular, não passa apenas pela construção de hotéis, principalm­ente quando não se consegue produzir nada localmente para oferecer a quem nos visita, daí a necessidad­e de desenvolve­r também o mundo rural. “Infelizmen­te, nós, do meio rural, somos esquecidos”, lamenta.

“São Vicente não é só a cidade, há também uma parte rural, que existe e produz. Há muitos recursos que podemos aproveitar e não depender só da importação, ainda mais agora que vamos ter, em São Vicente, cerca de 2 mil e tal quartos, o que significa 2 mil e tal turistas, e se não tivermos nada para lhes oferecer, em termos de frescos e outros alimentos, vamos continuar pobres, na mesma. Porquê não desenvolve­rmos soluções para explorar mais os nossos recursos?”, pergunta, a propósito do programa “101 Biodigesto­res para o mundo rural”, concebido por Marco Cruz e a Prosol.

Além da instalação da “Nossa Quinta”, Marco Cruz revela que tem na fase de final uma segunda instalação de biodigesto­r na Sociave, conhecida empresa produtora de aves e ovos. E esta, devido à sua dimensão, para além da produção de gás, deverá contar, proximamen­te, com um sistema capaz de produzir eletricida­de a partir também do biogás. `

 ?? ?? Pedro Rocha
Pedro Rocha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde