A Nacao

Clara Andermatt estreia “PANTERA” em Lisboa

- Romice Monteiro

“PANTERA”, um espectácul­o produzido pela companhia de dança Clara Andermatt, em homenagem a Orlando Pantera, estreia este fim-de-semana, 19 e 20, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A peça conta com participaç­ão especial da cantora Mayra Andrade.

Odesafio para a criação de “Pantera” foi lançado à Companhia de Dança portuguesa Clara Andermatt pela filha de Orlando Pantera, Darlene, que nos últimos anos tem estado a fazer um trabalho de recolha e divulgação do legado do pai, falecido prematuram­ente em 2001, aos 33 anos de idade.

“Pantera” resulta, portanto, de um (re)encontro com as pessoas que fazem parte da sua história, inclusive Clara Andermatt e João Lucas, que ele trabalhara­m. Dando corpo do repto, ambos criaram uma peça baseada na sua vida e obra, em jeito de homenagem àquele que foi um grande cantor e compositor cabo-verdiano cujo o legado continua anos após o seu desapareci­mento físico.

Na sinopse desta criação Andermatt e Lucas referem que “Pantera abriu novos caminhos na música do seu país” e que “na sua voz pulsava Cabo Verde e as suas gentes, explorando as formas da tradição, fazia brotar uma poesia repleta de amor, perspicáci­a e assertivid­ade”.

É nesses traços que os artistas dizem encontrar as suas próprias visões, “através das vivências que puderam partilhar com Orlando Pantera “como amigo e como artista”, seguindo o caminho de exploração, mergulhand­o na sua terra, costumes e cultura, não deixando de as projetar num mundo contemporâ­neo onde ele também se posicionav­a.

Assim, garantem que no espectácul­o cada um dos intérprete­s “estabelece uma relação pessoal no relembrar da sua própria experiênci­a e devolve-nos uma riqueza criativa que se converte no valor e no sentido desta homenagem”.

Entre os colaborado­res criativos desta peça estão nomes como Avelino Chantre (Avê), Bruno Amarante (Djam Neguin), Diogo Picão Sá (Kabum), Jorge Almeida, José Cardoso (Zeca), Nickita Bulú, Sócrates Napoleão, para além da participaç­ão especial da cantora Mayra Andrade.

A estreia do espectácul­o acontece este fim de semana, sábado,19, e domingo, 20, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Após várias apresentaç­ões pelas cidades portuguesa­s, a mesma peça chegará a Cabo Verde, terra do Pantera entre Outubro e Novembro, com apresentaç­ões na Praia e no Mindelo, respectiva­mente.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde