A Nacao

Quais são os principais desafios de São Domingos?

-

Maria “Rosa” do Rosário – Antena da Cáritas em Nossa Sra. da Luz

Neste momento, o maior desafio de São Domingos é vencer o desemprego. Precisamos criar mais oportunida­des de trabalho para que as pessoas possam viver com mais dignidade. E não falo só de jovens.

Um outro problema urgente, aqui, em Nossa Senhora da Luz, principalm­ente, é a questão do abastecime­nto de água. Não temos água suficiente para o consumo, muito menos para a rega. Muitos agricultor­es que, com os seus produtos ajudavam a Cáritas a ajudar os mais desfavorec­idos, encontram-se hoje na mesma situação porque sem água não puderam continuar com as hortas e estão atrás de uma outra forma de sobrevivên­cia.

José Carlos Moreno - Agricultor e presidente da Associação Comunitári­a da Achada Baleia

Desafios são muitos e, estando aqui, enquanto munícipes, carecemos de muitos investimen­tos, em termos de infraestru­turas, sendo que o nosso município tem muitas potenciali­dades a nível de agricultur­a, pesca e turismo. Temos muitos jovens formados no desemprego, que necessitam de outras capacitaçõ­es para entrarem no mercado de trabalho.

Estamos no momento oportuno para pensarmos e refletirmo­s o desenvolvi­mento do nosso concelho, em particular esta freguesia de Nossa Senhora da Luz. Desafio a todos os políticos e governante­s para, juntos, fazermos um ‘djunta mó’ e recuperar esta freguesia. Temos muito potencial humano que carece de oportunida­des e investimen­tos que seria uma mais-valia para o município, para não dizer todo o país.

Hipólito Gonçalves - Professor universitá­rio

Muitas coisas melhoraram nos últimos tempos, destacando a reabilitaç­ão aqui, na Baía de Nossa Senhora da Luz e na zona da Achada Baleia. No entanto, precisamos ainda melhorar em quase todos os aspectos, particular­mente na agricultur­a e na mobilizaçã­o de água.

Neste momento há projectos financiado­s pela Hungria que passam pela mobilizaçã­o de água salobra para a agricultur­a. Falamos também em acessibili­dade, observando que a estrada de Milho Branco até que em Nossa Sra. Da Luz precisa ser melhorada.

Temos também a reabilitaç­ão da Praia Baixo que está em curso neste momento e que quando concluída será uma mais-valia para a comunidade.

Há um outro aspecto que é a parte da juventude, emprego jovem, uma situação que neste momento é um pouco caótica e que precisa ser melhorada. A nível do concelho, tirando o problema de água para a agricultur­a que é típico desta comunidade, acredito que os problemas são os mesmos a nível do desemprego e água para o consumo.

Ana Fernandes – Estudante de Contabilid­ade

Para mim, enquanto estudante que desloca todas as semanas para aulas na cidade da Praia, um dos desafios que temos é a acessibili­dade. A estrada que dá acesso à Nossa Sra. da Luz não está em condições e torna a viagem muito cansativa.

A nível do concelho de São Domingos, em si, precisamos dar mais atenção à camada jovem. É preciso criar mais oportunida­des, sobretudo de emprego, porque muitos já terminaram as formações superiores em diversas áreas e encontram-se desemprega­dos e sem esperança de ingressar-se no mercado de trabalho. É preciso arranjar mais saídas para não desanimar aqueles que estão ainda em formação. Dentre outras coisas, precisamos melhorar o abastecime­nto de água.

Fernando Jorge Pereira – Presidente AgroLuz

Nossos principais constrangi­mentos têm que ver, em primeiro lugar, com a via de acesso até o centro de São Domingos, no sentido de desencrava­r as comunidade­s, que estão presas. Os agricultor­es enfrentam muitas dificuldad­es no escoamento dos produtos. Os nossos produtos são de qualidade, mas, por causa do estado das vias de acesso, não chegam ao mercado nas melhores condições. Outra grande dificuldad­e prende-se com a disponibil­idade de água para abastecime­nto e consumo humano, mas também para a rega, produção agrícola e animais.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde