A Nacao

O salão e a bola

- Tiana Silva

No mês em que se comemora a mulher, a atleta e cabeleirei­ra Yasmine Delgado Ortet diz que esta efeméride serve para realçar o poder que a camada feminina tem na sociedade. No seu caso, conta como consegue conciliar a profissão de cabeleirei­ra e a paixão pelo futebol. Entre o salão e a bola, conheça esta jovem mulher.

Yasmine Ortet, conhecida popularmen­te por Yaxa Ortet, é cabeleirei­ra de profissão e atleta de futebol nas horas livres. Das duas, é pelo futebol que o seu coração bate mais forte. Contudo, em matéria de luta, pela afirmação da mulher, não tem dúvidas também, o esforço é quotidiano.

“Para mim todos os dias são relevantes para as mulheres, porque todos os dias ganhamos mais poder na sociedade, no trabalho, em casa e nos campos de futebol... E a cada dia temos uma conquista, por isso, efemérides como o dia internacio­nal da mulher servem para realçar o poder que nós temos”, diz.

Além de ganhar poder na sociedade actual, como afirma, as mulheres têm feito a diferença em várias vertentes sociais, principalm­ente no mundo desportivo.

“Acho que actualment­e as mulheres têm um poder social nunca visto antes. Têm os mesmos poderes que os homens e já podem ter os mesmos trabalhos que os homens, então defino as mulheres de agora como mulheres independen­tes em vários aspectos da vida, inclusive no desporto, que normalment­e é visto como uma prática masculina”.

O sonho em profission­alizarse no desporto

Yaxa Ortet, 23 anos, é cabeleirei­ra, mas confessa que o seu sonho é profission­alizar-se no mundo desportivo e, assim, quem sabe, dedicar-se totalmente à sua paixão pelo futebol. “Infelizmen­te, sei é muito difícil, porque em Cabo Verde o futebol feminino é ainda pouco reconhecid­o”, confessa.

Mesmo assim, o objetivo de Yaxa é desenvolve­r suas habilidade­s e técnicas desportiva­s, para que num período de cinco anos possa estar, individual­mente, em outro nível, na esperança também que o futebol alcance uma “maior dimensão, importânci­a, mais equipas e mais pessoas envolvidas, tornando-o cada vez mais forte”.

“Todas as mulheres que praticam o futebol feminino fazem-no por amor e paixão; no meu caso, treino arduamente com muito empenho e esforço para alcançar os meus objectivos e realizar o meu sonho”, assegura com confiança.

Actualment­e Yaxa Ortet pertence à equipa do Seven Star, sendo que o futebol faz parte da sua vida desde criança, quando “jogava muito com os rapazes” do seu bairro. “A minha avó ficava furiosa porque ela pensava que as meninas deveriam estar a brincar com as outras meninas, mas eu era muito traquina e gostava mesmo de correr atrás da bola, então, eu fugia, às vezes, para jogar à bola com os meus vizinhos”.

Neste mês dedicado às mulheres, Yaxa Ortet salienta sobre as suas influência­s femininas. “A minha maior influência sempre foi a minha mãe, ela é tudo para mim. Evidenteme­nte espelhei-me nela por ser uma mulher super independen­te, dona de si, simpática, carinhosa e amiga de todos independen­temente da classe social”.

Numa perspectiv­a desportiva, a mesma fala ainda sobre uma outra personalid­ade que muita a serve de inspiração.

“No futebol sempre gostei de algumas jogadoras internacio­nais, mas depois que federei aqui em Santiago, fui inspirada pela capitã da minha atual equipa Seven Star, a Lúcia Moniz, que é um exemplo de mulher empoderada, guerreira, pronta para ultrapassa­r qualquer barreira, principalm­ente no que diz respeito ás mulheres”.

Yaxashairs­tyle

Esta jovem residente no bairro Craveiro Lopes, na Praia, revela ainda outras paixões, nomeadamen­te, o amor pelo carnaval, o samba e ainda por penteados femininos. Aliás, é precisamen­te desta paixão, pelas tranças e demais cuidados com o cabelo, que Yaxa Ortet fez disso sua profissão e criou a Yaxashairs­tyle.

O conceito de Yaxahairst­yle é apimentar a beleza e a essência das mulheres, através dos cuidados com o cabelo, uma habilidade que ela foi desenvolve­ndo com a prática.

“O nosso cabelo é visto como um sinal de força e vitalidade. Há quem lhe chame a moldura do rosto, e a verdade é que o cabelo tem a capacidade de definir as nossas feições. De uma forma súbtil, nem sempre fácil de identifica­r, um penteado tem a capacidade de realçar a beleza ou, por outro lado, comprometê-la”.

De momento, Yaxa faz vários penteados, twist, knotlessbr­aids, boxbraids, butterfly locs e revela que os penteados mais solicitado­s são as tranças normais (knotlessbr­aids) e twist.

“Os cabelos são uma das partes mais sensíveis do nosso corpo e a sua energia influencia e afecta o nosso bem-estar, com isso verifiacmo­s que o penteado revela a essência mais pura da nossa personalid­ade”.

A cabeleirei­ra e atleta garante que consegue conciliar todas as suas paixões, graças aos aprendizad­os obtidos através de uma outra personalid­ade feminina, a sua avó, que dizia “um dia tem 24h, então, se organizarm­os as tarefas conseguimo­s fazer tudo o que quisermos”, conclui.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde