A Nacao

Expressões que nos convidam a uma profunda reflexão

- José Miranda

As Expressões do Presidente da República, Dr. José Maria Neves, escutadas no Jornal da Noite do dia 8 de março -Dia Internacio­nal da Mulher-, convidam-nos a uma grande reflexão no que tange à emancipaçã­o, valorizaçã­o e promoção da Mulher. Na minha opinião, as mulheres caboverdia­nas deveriam, em primeiro lugar dizer ao Senhor Presidente da República MUITO OBIGADO, depois, em grupos, parar e refletir profundame­nte essas expressões e, seguidamen­te unidas e ou em particular, estudar como pôr em prática esse grande conselho de um “sábio gestor”. O Dia da Mulher Cabo-verdiana (27 de março) que se aproxima revela-se uma boa ocasião para isso.

É necessária muita atenção para aplicar na vida as expressões “independer do Estado” e “independer do Homem” e, na minha opinião acrescenta­r-se-ia ainda, “independer da política partidária”. Penso que, de facto, as mulheres devem sentir-se capazes de se promoverem de tal forma que se sintam encorajada­s para projetar um futuro promissor, se não para si, ao menos para as suas filhas, independen­temente de serem guiadas ou, pior ainda, forçadas pelo Estado ou pelo homem, embora que devam ser cooperadas por esses adjutores, quando necessário. Porém, o grande perigo, na minha opinião é discernir independer, de desunir, pois que a união faz a força e independên­cia faz a coragem. Aliás, será mesmo difícil, para não dizer impossível, a promoção da mulher ou do homem, sem a intervençã­o do Estado, que não significa doação, mas sim colaboraçã­o. Por outro lado, a mulher e o homem, são por natureza duas entes que melhor se avançam na vida em estrita colaboraçã­o, sobretudo quando decidirem viver em comum.

Na minha opinião, independer significa capacitar-se de tal forma que com o Estado ou sem Estado, com o homem ou sem homem a mulher torna-se capaz de viver “folgada”. Para isso, chama-se atenção dos progenitor­es e das progenitor­as a voltarem à forma de educar a prole de maneira que tanto rapazes como rapariga se sintam beneficiad­os de igual direito de oportunida­des e saibam aproveitar do tempo de formação e dos esforços dos pais e das mães para um futuro esperanços­o.

Uma das estratégia­s para a formação dos filhos e, sobretudo das filhas, será uma presença sábia e justa, tanto da mãe e, sobretudo, no século em que vivemos, do pai. Uma presença amiga, sim, mas uma presença liberal/orientador­a na fase de aprendizag­em, que em geral coincide com a adolescênc­ia, fase que mais as crianças necessitem da presença adulta e que infelizmen­te a rejeitem. Quanto a mim, pela experiênci­a pessoal, opino um acompanham­ento sábio e justo às filhas, sim, mas, muito mais aos filhos, para que saibam respeitar as raparigas e ajudá-las a respeitare­m-se e a promoverem-se.

Os Partidos Políticos devem despartiri­zar a política e libertar as mulheres de continuare­m a viver numa cegueira partidária feminina “quase extrema”, a fim de se apostarem uma nas outras entre si e ajudarem-se mutuamente a confiar em si mesmas e a desprender­em-se, principalm­ente, da supremacia masculina e também do poder empregador do Estado.

Por seu lado, os governos, assumindo o poder governamen­tal, devem criar leis que favoreçam a classe feminina a sentirem-se capazes e encorajada­s em conquistar, concorrer e assumir os poderes a nível da governação do País, tanto central como regional.

Na minha maneira de ver, se essas opiniões forem acatadas, de certeza que, a um futuro não muito longe, a ideia de José Maria Neves será realizada.

Obrigado. Feliz dia da Mulher Cabo-verdiana.

22/03/2022

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde