A Nacao

Um partido “renovado” e “com bastante força”

-

Começa esta sexta-feira, 8, na Praia, o XVII Congresso do PAICV. Entre os pontos da agenda consta a apreciação da Moção de Estratégia de Orientação Política Nacional para o triénio 2022-2025, aprovada na última eleição directa para o cargo de presidente do PAICV, Rui Semedo, ocorrida a 19 de Dezembro do ano passado. Julião Varela, secretário-geral cessante, antecipa um partido “bastante renovado” e com “bastante força”.

“Areunião magna conta com a participaç­ão de 381 delegados, representa­ndo os militantes do Partido no país e na Diáspora, e de mais de uma centena de convidados permanente­s. Será uma ocasião privilegia­da para o PAICV debater a situação política, social e económica do País, num contexto profundame­nte marcado pelos impactos da pandemia da COVID 19 e, mais recentemen­te, da crise da guerra na Ucrânia, bem como propor as vias para enfrentar e vencer os desafios com que Cabo Verde se vê confrontad­o”, destacou o maior partido de oposição em nota remetida à imprensa.

No mesmo encontro pretende-se ainda realizar a eleição dos órgãos estatutári­os do PAICV - o Conselho Nacional e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalizaç­ão -, que se juntam ao presidente do partido eleito, Rui Semedo, para conduzir os destinos do partido nos próximos três anos (ver entrevista xxx).

Desafios futuros

O secretário-geral do PAICV, Julião Varela, ressaltou esta semana à imprensa que no quadro da preparação deste congresso, várias estruturas regionais renovaram os seus mandatos e que a nível sectorial também tem havido renovação das estruturas de maneira que o PAICV irá se apresentar “bastante renovado” e com “bastante força” para enfrentar os desafios que o futuro coloca neste momento.

Questionad­o se está disponível para continuar como secretário-geral do PAICV, Julião Varela respondeu que esta é uma responsabi­lidade do presidente do partido. “Ele é que tem a prerrogati­va, nem será o congresso a fazer isso, será numa primeira reunião do conselho nacional após o congresso, de maneira que competirá a ele escolher. Nós temos um leque variado de militantes disponívei­s e competente­s para ajudar o partido a conseguir os seus objectivos”, frisou.

Convidados

Do evento que arranca amanhã, sexta-feira,8, e termina no domingo,10, marcarão presença representa­ntes de partidos políticos estrangeir­os amigos do PAICV, nomeadamen­te de países da CPLP (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde