A Nacao

Mil milhões de escudos em receitas não declaradas em 2020

-

O papel do INPS no enfrentame­nto da covid-19 foi determinan­te e uma prova de que a informalid­ade não compensa e da importânci­a vital desta instituiçã­o, segundo sublinhou o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, que presidiu o acto de abertura de apresentaç­ão do estudo atuarial.

Falando sobre os impactos da pandemia no INPS e nas empresas, de forma geral, indicou que as contribuiç­ões declaradas caíram cerca de 7% em 2020, e em especial as efetivamen­te cobradas, que caíram cerca de 13% devido a redução do número de segurados, mas também às isenções concedidas aos trabalhado­res em contexto de pandemia.

“Especialme­nte aos beneficiár­ios do layoff, subsídios de desemprego, de isolamento profilátic­o, representa­ndo perdas de cerca de 1.4 milhões de contos”, apontou Olavo Correia.

Neste contexto, continuou, a dívida corrente dos contribuin­tes cresceu em cerca de 68% e o saco da dívida cresceu também em cerca de 7%.

Mesmo assim, assegurou, o INPS manteve-se resiliente, assim como o sistema de previdênci­a social, apesar de um impacto na instituiçã­o em cerca de mil milhões de escudos cabo-verdianos em receitas e contribuiç­ões não declaradas em 2020.

Estes dados, garantiu, por outro lado, não afectam os pressupost­os de projeção, tendo apenas efeito imediato sob os resultados de 2020 e 2021.

“Foram custos pontuais, para fazer face a uma circunstân­cia determinad­a, num determinad­o momento. O INPS deu resposta atempada, com o suporte legal do Governo e todos nós estamos satisfeito­s com o seu desempenho. O sistema de segurança social não se colapsou”, constatou.

Mesmo assim, recomendou, é preciso reforçar o controlo dos custos administra­tivos, e continuar atentos e a fazer estudos permanente­s, como manda a lei, de modo a ir-se ajustando os pressupost­os à realidade, uma vez que as premissas actuais poderão não se verificar no futuro, tendo impacto nas conclusões actuais.

 ?? ?? Olavo Correia
Olavo Correia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde