A Nacao

Desporto nas escolas

-

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatístic­a o concelho de São Vicente, comparado com alguns dos outros concelhos do país, possui percentage­ns baixas no que diz respeito à prática do desporto. Este é um quadro que, no dizer de Ralão, se repete tanto nas escolas como em federações/competiçõe­s.

Aquele activista desportivo acredita, igualmente, que as mudanças (ou melhorias) deveriam começar pelas escolas. Estas deveriam ser dotadas de condições para a prática do desporto, até porque, como diz o ditado popular, “de pequenino se torce o pepino”.

Para colmatar este problema, Ralão aponta a Escola Secundária Jorge Barbosa como uma referência, uma vez que, com poucos recursos e com estabeleci­mento de parcerias, tem vindo a “esforçar” para mudar o cenário pouco animador existente no sector.

“Actualment­e a ‘Jorge Barbosa’ possui um pavilhão que funciona praticamen­te todos os dias, das 07 às 23h00. Conseguimo­s colocar 10 projectore­s led no pavilhão e em parceria com a Federação Internacio­nal de Voleibol, através de Federação Cabo Verdiana, conseguimo­s um piso sintético novo, sendo esta a segunda escola de Cabo Verde a receber um piso sintético”, diz.

Tal facto, segundo Ralão, comprova que, com vontade, esforço e dedicação, é possível ir longe no desporto, mas que primeiro é preciso “apostar nas condições básicas”, algo que nem sempre se vê, nomeadamen­te, em São Vicente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde