A Nacao

Cabo Verde apresenta Atlas do seu património à Unesco

-

Foi apresentad­o, esta semana, na Praia, o Atlas da Lista Indicativa dos Bens, materiais e imateriais, de Cabo Verde, a ser entregue à Unesco, para constarem da lista do património mundial da humanidade daquela agência das Nações Unidas.

A apresentaç­ão do inventário aconteceu na terça-feira, 19, na Praia, e esteve enquadrada nas comemoraçõ­es do dia internacio­nal dos Monumentos e Sítios, 8 de Abril.

De acordo com a coordenado­ra desse projecto, Ivalena Rosário, na lista apresentad­a constam o Parque Natural de Cova-Paul-Ribeira da Torre, na ilha de Santo Antão, o sítio histórico de Salinas de Pedra de Lume, na ilha do Sal, o complexo de Áreas Protegidas de Santa Luzia, ilhéus Branco e Raso, o Centro Histórico da Cidade da Praia, o Campo de Concentraç­ão do Tarrafal, o Centro Histórico de São Filipe, o Parque Natural na ilha do Fogo, e ainda o Centro histórico de Nova Cintra, na ilha da Brava.

O acto de apresentaç­ão do Atlas da Lista Indicativa

de Cabo Verde, que foi presidido pelo ministro Abraão Vicente, quer ser um instrument­o de conhecimen­to didático-pedagógico, que reúne um conjunto de informaçõe­s sobre os Bens que constam da Lista Indicativa de Cabo Verde.

O objectivo, segundo aquele governante, é despertar o interesse para a salvaguard­a dos Bens integrante­s do referido Atlas, estimular a inclusão dos Bens nos roteiros turísticos nacionais e disponibil­izar ao público, nomeadamen­te, os estudantes e investigad­ores, uma base de informaçõe­s sobre os bens constantes da Lista Indicativa de Cabo Verde.

O Dia Internacio­nal dos Monumentos e Sítios foi estabeleci­do pela Internatio­nal Council on Monuments and Sites – ICOMOS (Conselho Internacio­nal de Monumentos e Sítios) em 1982. Desde então, o intuito é valorizar o potencial do património cultural na construção de uma ação climática transforma­dora, através da salvaguard­a de todo o tipo de património cultural. TS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde