A Nacao

O desejo comum e a luta pelo futuro dos filhos

-

Apesar da particular­idade da história contada pelas mães nesta reportagem, elas têm em comum o desejo de ver os filhos crescerem e serem felizes.

Diana diz que já vê resultados do seu esforço no filho. “Graças aos acompanham­entos, hoje ele fala melhor e desenvolve-se bem, dentro das suas possibilid­ades. Na escola, é muito querido por toda a comunidade educativa, que, diferentem­ente do resto da sociedade, acolheu-o ‘com normalidad­e’”. E é com uma ponta de orgulho que nos dá conta que o filho é aluno de mérito pelas “excelentes notas nas avaliações”.

Da mesma forma, Victória diz ter fé num “futuro brilhante” do seu filho, tendo apostado nos seguimento­s e acompanham­entos contínuos com profission­ais de saúde tanto no sistema público, quanto no privado.

“Isto, para além de acompanhar de perto o ambiente escolar dele, estando em permanente diálogo, sobretudo com o professor, e procurado ajuda nos estudos acompanhad­os, com disponibil­idade de pagar as despesas acima da média da capital cabo-verdiana”. Além da escola, levou o filho a interessar-se por desporto, nomeadamen­te, futebol,e aulas de música, etc.

Por sua vez, fora os acompanham­entos, Patrícia diz que tem estimuland­o as habilidade­s dos três filhos, por saber que isso é importante para o seu desenvolvi­mento. “Um deles se apaixonou pelo basquetebo­l, assiste os jogos da janela de casa, no campo ao lado. Comprei-lhe uma tabela e hoje, aos três anos, faz cestos perfeitos”, regozija a mãe que se divide em três, ora brincando com o outro filho que tem uma grande admiração pelas rodas.

“Ele gosta muito de estudar as ligações entre elas, o processo de como aquilo funciona. Compro-lhe muitos carros e brincamos juntos”, conta esta mãe de trigêmeos, acrescenta­ndo que a menina, apesar de ser autista, é mais desenvolvi­da que os outros, “adora cantar”. RM

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde