A Nacao

Yani, o menino que cresceu

-

Yani é um jovem simpático que A NAÇÃO conheceu na Colmeia. Aluno do 11º ano de escolarida­de, prepara-se para novas aventuras, sabendo que o seu futuro se aproxima a cada dia e que nisso lhe esperam grandes conquistas.

Yani diz que sabe que é um jovem autista, mas, com ajuda da mãe, não tem deixado que o autismo seja uma pedra no seu caminho. Espera, um dia, poder levar uma vida normal como engenheiro informátic­o ou militar, os seus dois grandes sonhos.

Graças ao acompanham­ento clínico que foi tendo na Colmeia, mas também dos amigos e familiares, Yani é hoje um caso de sucesso, em termos de integração e interação social. “No meu dia-a-dia, gosto de jogar futebol com os meus amigos, basquetebo­l, andar de bicicleta, ir à praia de mar e conhecer novas pessoas”, contou.

Lembra que, quando era criança, tinha uma catrapilha e carro telecomand­ado de que gostava muito. Na escola diz que fora da sala de aula gosta de estar a maior tempo com o contínuo. Também gosta de conversar com os vizinhos, os guardas das diversas instituiçõ­es que existem na sua zona de residência.

“Na escola, eu realizo trabalho de grupo com os colegas, tanto as meninas como os rapazes. Mas para passar o tempo, prefiro ficar sozinho, ou no corredor com o contínuo. Esta foi uma escolha minha porque com ela acredito que não tenho as más influência­s para fazer coisas erradas”, contou o jovem que diz não se identifica­r com os rapazes que põem calça abaixo da cintura ou que usam brincos.

Estando praticamen­te a terminar os estudos liceais, Yani prepara-se para os novos desafios: a entrada no mundo universitá­rio, um passo a mais para alcançar o seu sonho de ser engenheiro informátic­o ou militar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde