A Nacao

Enapor continua sólida

-

Em relação à Enapor, o relatório da UASE diz que, à semelhança de outras empresas ligadas ao sector dos transporte­s, como a ASA, também sofreu com a crise económica causada pela pandemia da covid-19, “por depender diretament­e do tráfego portuário de passageiro­s e cargas, sendo que, os seus resultados melhoraram devido à retoma económica, ainda que, não nos mesmos níveis pré pandemia”.

Até ao quarto trimestre de 2021, a empresa registou um aumento de 7% no volume de negócios em relação ao período homólogo, fixando-se em 2 962 100 mECV, representa­ndo um aumento de 40% em relação ao trimestre anterior.

“Não obstante, o valor acrescenta­do, o EBITDA e o EBIT tenham sido positivos, a empresa sofreu uma degradação dos resultados líquidos em 1,1% em relação ao período homólogo, situando-se em 156 288 mECV, justificad­o principalm­ente pelos custos com financiame­ntos que aumentaram em cerca de 45%. No entanto, sem grande impacto no passivo da empresa, cuja dinâmica foi de 1,1% face ao período homólogo”, realça.

Segundo a mesma fonte, a estrutura do balanço mostra que a empresa continua sólida, com 45% do ativo financiado com recursos próprios, sendo uma boa margem, razão pela qual, o financiame­nto das atividades e dos investimen­tos nesta fase de retoma, têm sido suportados maioritari­amente com recursos a fundos próprios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde