A Nacao

Homenagem à combatente Lilica Boal

-

O Centro de Formação e Capacitaçã­o Profission­al passa a ter o nome de uma das fundadoras da OMCV e combatente da liberdade da Pátria, Maria da Luz Boal, popularmen­te conhecida como Lilica Boal.

A mesma é natural do Tarrafal, tendo a família, segundo Idalina Freire, desenvolvi­do um “trabalho notável” junto das famílias de prisioneir­os do campo de concentraç­ão instalado no concelho, desde o início. Mais tarde, em 1961, Lilica Boal e o marido Manuel Boal integraram o grupo de estudantes universitá­rios que fogem de Portugal para se juntar aos movimentos de libertação de Angola, Moçambique, Guiné e Cabo Verde.

O centro Lilica Boal foi inaugurado esta terça-feira, 26 de Abril, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, na presença do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvi­mento Social, Fernando Elísio Freire, do representa­nte do embaixador do Japão, enquanto principal financiado­r, do vice-presidente da Câmara Municipal de Tarrafal e da presidente da OMCV.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde