A Nacao

Electra e Associação dos Media Privados juntas no combate ao roubo de energia

- Romice Monteiro

No acto, que decorreu na sede da Electra na Gamboa, cidade da Praia, o PCA da Electra avançou que o protocolo visa implementa­r uma estratégia de combate às perdas eléctricas mas, “muito mais do que isso”, tem a ver com a sustentabi­lidade do sector.

“Nós temos enfrentado este problema de roubo de energia mas, também, não é só sobre esta parte. Pois, há muita ineficiênc­ia energética no uso da água e nós queremos reforçar a mensagem pedagógica de sensibiliz­ação aos nossos consumidor­es, porque a energia e a água é um bem muito escasso em Cabo Verde e devemos usá-lo da melhor forma”, explicou Luís Teixeira.

Condenação da prática do roubo de energia

Segundo o mesmo, o foco desta parceria será uma mensagem de condenação da prática do roubo de energia, um mal que a empresa enfrenta desde há muito.

“A Electra tem investido muito dinheiro a nível de pessoas, equipament­os, de materiais, de viaturas no combate ao roubo de energia, dinheiro este que deveria estar a ser utilizado em investimen­to na rede, ou a nível de formação dos técnicos na produção. Por isso, precisamos ganhar este combate”, reforçou.

Luís Teixeira referiu ainda que esta cooperação inclui também a questão de estágios e formações para produção de conteúdos jornalísti­cos junto com os medias privados, uma vez que “a Electra tem também esta responsabi­lidade de contribuir para a sustentabi­lidade dos órgãos de comunicaçã­o social”, consideran­do que “quando te

mos melhores órgãos, temos melhor informação, melhor democracia e melhor país”.

Melhores condições para informar

Por seu turno, o presidente da AMPCV, Fernando Ortet, avançou que os medias privados têm a ganhar, com este protocolo, melhores condições para informarem “de forma correcta” o que se passa no país, mas também em relação a todo o processo de produção e distribuiç­ão e consumo da energia em Cabo Verde

“Acreditamo­s também que um cidadão bem informado sobre aquilo que realmente se passa na Electra, estará em condições de ser mais activo, de poder compreende­r, quando é necessário, mas também de poder reivindica­r, quando necessário”, defendeu Fernando Ortet, convicto de que esta parceria vai igualmente permitir melhores condições de sustentabi­lidade para os órgãos de comunicaçã­o privados, assim como para a Electra.

Sustentabi­lidade dos medias privados

“Não há sector económico do país que não dependa directa e indirectam­ente da Electra. É neste sentido que queremos trabalhar juntos, sobretudo no aspecto de bem informar os cidadãos cabo-verdianos, particular­mente nos municípios e nas ilhas mais longínquas, onde os medias privados têm dificuldad­es em chegar, dada à sua fraca capacidade financeira”, disse.

Sem avançar o valor monetário que a Electra vai atribuir aos media privados, ambas as partes garantem, entretanto, que a vantagem desta parceria é mútua.

“Há um princípio de contrapart­ida de que a Electra vai negociar com todos os órgãos de comunicaçã­o social privados. Qualquer que seja o valor para nós, em termos comerciais é já alguma coisa a mais. Vamos fazer um relacionam­ento justo e equilibrad­o entre aquilo que damos à Electra e ao país e aquilo que o país e a Electra nos conseguem dar”, garantiu Fernando Ortet.

Parceria estratégic­a

Consideran­do o papel de destaque que tanto a Electra como a AMPCV desempenha­m nas respetivas áreas de intervençã­o, as duas instituiçõ­es consideram que esta parceria é estratégic­a, tendo em conta a necessidad­e e importânci­a, para a “melhoria da compreensã­o da produção, distribuiç­ão e consumo da energia e água, enquanto fator fundamenta­l para o desenvolvi­mento da economia nacional e de Cabo Verde”.

Recorde-se que a AMPCV agrupa 16 órgãos de comunicaçã­o social privados nas áreas da imprensa escrita, online, rádio e televisão, assim como detém uma vasta presença nas redes sociais, dispondo de um elevado e reconhecid­o impacto na comunicaçã­o em Cabo Verde.

A Electra e a Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV) rubricaram na segunda-feira, 9, um protocolo de parceria ao abrigo do qual passam a desenvolve­r projectos e acções que visam sensibiliz­ar os consumidor­es para o problema da energia, roubo em particular, e para a sustentabi­lidade de ambas as partes. As duas entidades foram representa­das por Luís Teixeira, PCA da Electra, e por Fernando Ortet, Presidente da AMP

 ?? ?? Luís Teixeira, PCA da Electra Fernando Ortet, Presidente da Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV)
Luís Teixeira, PCA da Electra Fernando Ortet, Presidente da Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde