A Nacao

Uma vida entre Cabo Verde e Costa do Marfim

-

Michel Henri Kokra de Pina, 62 anos, casado e pai de três filhas, visita Cabo Verde, onde tem famílias e amigos, entre três e quatro vezes por ano, desde que “descobriu” a outra metade da sua identidade. Acompanhad­o da esposa, Mama de Pina, marfinense, mas que hoje, também, já é cidadã cabo-verdiana, o casal divide os seus meses entre a cidade da Praia, onde mantém um apartament­o, e a Costa do Marfim. Com igual sentimento de pertença nos dois países, desejam poder passar mais tempo em Cabo Verde, assim que se reformarem.

“Sempre me recusei a apagar ou privilegia­r uma parte da minha identidade, que é, naturalmen­te, complexa, mas que não permanecer­ia se fosse amputada de um dos seus componente­s. Sou, portanto, totalmente marfinense e cabo-verdiano. Estamos aqui a falar de sangues e culturas que, mesmo misturados, se expressam juntos de forma equilibrad­a e assumida na mesma personalid­ade”, elucida.

Para localizar familiares em Cabo Verde, contou com a ajuda da pesquisa genealógic­a e dos testes de ADN, que permitiram documentar a história da família e expandir muito a sua linhagem.

Neste quesito, felicita o Estado de

Cabo Verde pelos “importante­s esforços desenvolvi­dos para dispor e divulgar um Estado civil extremamen­te bem conservado, que serve de exemplo a muitos países africanos”.

“Descobrir Cabo Verde foi uma experiênci­a avassalado­ra para mim e para a minha família. Lembro-me de uma grande amiga, que me perguntou se eu tinha vindo “levar a minha parte das pedras”. Sim, é mais ou menos isto. Mesmo que haja apenas isso, estou feliz por fazer parte dele e de tomar a minha parte neste país com o qual forjei uma ligação quase mística”, sublinha.

Naquilo que lhe toca, diz que está à disposição das autoridade­s cabo-verdianas para colaborar no que estiver ao seu alcance, bem como de qualquer empresário ou investidor que deseje aproximar-se do mercado da África Ocidental.

Michel fez todos os seus estudos na Costa do Marfim, desde o jardim de infância até à universida­de, tendo-se formado em Direito e advocacia. Atua no ramo de Direito Empresaria­l de Ohada e propriedad­e intelectua­l, para além de ser agente credenciad­o em propriedad­e industrial, autorizado pela organizaçã­o africana de propriedad­e intelectua­l - OAPI. NA

 ?? ?? Michel de Pina e sua esposa Mama de Pina
Michel de Pina e sua esposa Mama de Pina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde