A Nacao

Zona Industrial “é uma necessidad­e gritante”

-

O presidente da Pró-Praia lembra que, na altura em que se viabilizou e se construiu a Zona Industrial do Mindelo (em São Vicente), estava em curso com a ONUDI (Organizaçã­o das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento Industrial), negociaçõe­s para o financiame­nto e construção do Parque Industrial para a Praia.

José Jorge Pina lamenta “o abandono do dossiê”, que “é uma necessidad­e gritante e uma infra-estrutura que nenhuma cidade do mundo dispensa”.

“É ali que se criam todas as condições infra-estruturai­s, legais, logísticas e indispensá­veis a uma rápida instalação de projectos industriai­s, destinadas à produção e colocação de produtos interna e externamen­te, causando o cresciment­o e emprego para as cidades e regiões do mundo”, justifica, acrescenta­ndo que tanto a Praia, como Assomada (em Santa Catarina) e Pedra Badejo (Santa Cruz) precisam, também, dessa “infra-estrutura essencial ao desenvolvi­mento económico dessas cidades”.

Pina lamenta que, raramente, “tivemos ministros de infra-estruturas que se esforçaram para dedicar à Cidade da Praia - e a diversas outras ilhas! -, o que merecem como muitos fazem em relação às suas ilhas e/ou cidades”.

José Jorge Pina estranha que operadores se queixem da falta de terrenos e condições de electricid­ade e água para instalarem indústria na Praia, enquanto “existem particular­es com imensos terrenos a vender”, que dava para construir do Centro de Convenções e o Parque Industrial que a Cidade tanto necessita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde