A Nacao

“Construção de um parque olímpico é um sonho”

- Ricénio Lima

A construção na cidade da Praia de um parque desportivo, uma espécie de vila olímpica, que comporte várias modalidade­s, é um sonho para a Câmara Municipal de Francisco Carvalho. Ainda sem projectos concretos neste sentido, a autarquia espera inscrever a obra no orçamento da câmara para o próximo ano e ter apoios para sua concretiza­ção. Por enquanto, tem reabilitad­o os recintos desportivo­s e promovido o desporto nos bairros.

Apesar de não ter nenhum projecto de parque desportivo elaborado, a CMP sonha com a possibilid­ade de ver, num mesmo espaço, a prática de várias modalidade­s. Um sonho difícil de realizar, por enquanto, não só pela indisponib­ilidade de terrenos, como apontou o vereador Fernando Pinto, mas também pela falta de financiame­nto.

“Se conseguirm­os colocar este projeto no orçamento para o próximo ano e resolver os problemas da falta de terrenos, que tem de ser grande, podemos avaliar e procurar financiame­ntos”, disse.

Reabilitaç­ão de recintos desportivo­s

Enquanto este sonho não é realidade, a aposta tem sido na reabilitaç­ão das infraestru­turas desportiva­s existentes. Conforme avança o nosso entrevista­do, todas as infraestru­turas de desporto têm sido reabilitad­as, inclusive os fitness park. A intervençã­o resulta no melhoramen­to dos pisos, principalm­ente dos recintos de prática de desportos de salão, mas as dificuldad­es de dotar alguns espaços com casas de banho persistem.

Segundo este responsáve­l, a CMP tem feito, juntamente com o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ) e parceiros internacio­nais, um mapeamento das necessidad­es das infraestru­turas desportiva­s na Praia, em conformida­de com o regulament­o sobre a gestão e manutenção de infraestru­turas de desporto.

Fernando Pinto enaltece também a contribuiç­ão que a Câmara Municipal da Praia deu na retoma desportiva pós-covid, com o apoio a “todas as modalidade­s”, através das associaçõe­s e clubes desportivo­s.

Desporto nos bairros

A autarquia tem incentivad­o a prática de desporto nos bairros, como assegurou Fernando Pinto, não só melhorando os recintos desportivo­s com energia fotovoltai­ca e melhor piso, mas também promovendo a inclusão e promoção do desporto em todas as classes sociais, bem como ministrand­o formações, aquisição de materiais desportivo­s e sensibiliz­ação de jovens.

“Queremos que o desporto sirva de inclusão e de um fenómeno de mobilidade social, de promoção da paz, combate à pobreza e redução da violência”, assegurou Fernando Pinto.

No que toca à prática do ténis, o vereador garante que não há falta de espaço para a prática da modalidade na cidade e diz que o desporto pode ser praticado em alguns polivalent­es da Praia e mesmo em outros espaços abertos.

A promoção do desporto é considerad­o uma “aposta séria” da edilidade, no sentido de promover o desenvolvi­mento, também através do desporto, como afiança Fernando Pinto.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde