A Nacao

Macky Sall desloca-se à Rússia e à Ucrânia em representa­ção da UA

-

O presidente senegalês, Macky Sall, e presidente em exercício da União Africana (UA), deverá deslocar-se nos próximos dias à Rússia e à Ucrânia. Também pode acontecer, nas próximas semanas, um encontro entre os chefes de Estado africanos e Volodymyr Zelensky, presidente de Ucrânia, que tem estado numa ofensiva diplomátic­a permanente desde que a guerra com a Rússia começou há três meses.

Actualment­e na presidênci­a rotativa da UA, o chefe de Estado senegalês disse numa cocletiva de imprensa conjunta com o chanceler alemão Olaf Scholz que recebeu um mandato para fazer uma viagem à Rússia e à Ucrânia. (A Rússia havia enviado um convite nesse sentido.) A viagem, originalme­nte marcada para 18 de Maio, não pôde acontecer “por questões de calendário”, e foram propostas novas datas.

“Assim que for fixado, naturalmen­te irei a Moscovo, e também a Kiev, e também concordamo­s em reunir todos os chefes de Estado que desejam, da União Africana, com o presidente (ucraniano Volodymyr) Zelensky que expressou a necessidad­e de se comunicar com os chefes de estado africanos”, explicou Macky Sall. “Isso também será feito nas próximas semanas.”

A invasão da Ucrânia pela Rússia dividiu os países africanos. Cabo Verde, que começou por se posicionar ao lado da Ucrânia e do Ocidente, acabou depois por se situar no grupo dos “abstencion­istas”, isto é, daqueles que se recusaram a condenar a invasão russa, tendo em conta a sua dependênci­a em relação a Moscovo, não só por causa de contas actuais, como também do apoio político e militar que receberam nos tempos da União Soviética.

A guerra também afectou severament­e economias da generalida­de dos países africanos, com aumento dos preços dos grãos e escassez de combustíve­l, por exemplo.

“Como atual Presidente da União Africana, expressei ao Chanceler (alemão) as nossas sérias preocupaçõ­es sobre o impacto da guerra em nossos países, países africanos, o aumento generaliza­do de preços e escassez”, disse Macky Sall, aquando da sua visita a Berlim.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde