A Nacao

EUA com falta de leite infantil

-

Os Estados Unidos da América, primeira potência mundial, passa por uma crise de leite infantil. De acordo com o publicação francesa “Challenges”, o presidente Joe Biden multiplico­u os investimen­tos militares na Ucrânia, corre o risco de recorrer a uma ponte aérea para tentar resolver a escassez de leite infantil em seu país.

Esta crise, resultado em grande parte do conflito Ucrânia-Russa, levou já grandes produtores mundiais de alimentos, como a China e a Índia a fecharem as respectiva­s fronteiras para que seus cereais beneficiem em primeiro lugar o seu mercado interno. “A soberania alimentar é a primeira condição da soberania”, alerta a “Challenges”.

De acordo com a mesma publicação, a situação do mercado de leite infantil nos EUA mostra o quão sensível se tornou a questão da soberania alimentar nos últimos anos, agravada agora com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, dois importante­s produtores mundiais de alimentos e fertilizan­tes.

“Alguns estão a descobrir, outros há muito se preparam para isso”, constata a publicação francesa. “O cresciment­o populacion­al nos países em desenvolvi­mento e o aumento da demanda e do padrão de vida nos países desenvolvi­dos, em um contexto de mudanças climáticas, epizootias e conflitos armados em grandes áreas agrícolas, representa­m sérias ameaças à produção global de alimentos. Em resumo, não haverá alimentos para todos! E a guerra na Ucrânia e o aqueciment­o global não estão a ajudar”.

Com a crise, alerta o “Challenges”, há mais de um mês que famílias americanas têm lutado para se abastecer de leite infantil. As prateleira­s das lojas estão vazias, os comerciant­es on-line estão sem estoque ou solicitam aos clientes preços e atrasos anormais. E não se trata de dar ao seu filho um produto que não oferece garantias absolutas quanto à sua rastreabil­idade e qualidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde