A Nacao

PM diz que não deve haver viaturas de chapa amarela à porta das escolas

-

Durante a colectiva, no domingo passado, 29, Ulisses Correia e Silva defendeu que não deve haver viaturas de chapa amarela, às portas das escolas.

O governante descartou ainda o facto de que o aumento da procura pelas escolas privadas, na capital, tenha a ver com problemas na escola pública e disse que o ensino público dá resposta. “Repare, nós eliminámos uma barreira à entrada e à frequência (nas escolas), as propinas. Qualquer família cabo-verdiana pode colocar os seus filhos na escola, desde o ensino básico ao secundário, nós subsidiamo­s o ensino pré-escolar também, que é importante”, começou por dizer.

O importante, disse, “é garantir que a escola pública e o ensino público seja assegurado e garantido” e “estamos a garanti-lo com qualidade, por que é aí que formamos o grosso dos cabo-verdianos”.

“Agora, viaturas de membros do Governo, à porta das escolas, se isso existe, não deve existir”, esclareceu.

Liberdade de escolha

UCS defendeu ainda que qualquer membro do Governo é também um cidadão “livre, normal, como qualquer cidadão cabo-verdiano” e que tem “liberdade” de colocar os filhos na escola que entender.

Por isso descarta qualquer relação entre o facto das pessoas de classe média alta e dos membros do Governo colocarem os filhos no sistema privado seja um sinal que não confiam no sistema público.

“Não é possível tirar essa conclusão. Uma coisa não quer dizer outra”, entende. E dá o exemplo da procura pelas clínicas privadas. “É a mesma coisa de que as pessoas que vão para as clínicas privadas e não aos hospitais. Vão como alternativ­a e, muitas vezes, as pessoas que vão para as clínicas privadas não são só pessoas de classe média ou classe média alta”, finaliza.

 ?? ?? Ensino Público ‘versus’ Ensino privado
Ensino Público ‘versus’ Ensino privado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde