A Nacao

Literatura Mundo volta ao Sal com escritores de várias paragens

- Romice Monteiro

A IV edição do Festival Literatura Mundo da Ilha do Sal (FLMSal) arranca na próxima semana com a participaç­ão de 12 escritores e professore­s cabo-verdianos e 13 estrangeir­os. São várias as conferênci­as programada­s, além de sessões científica­s, diálogos temáticos, exposições, entre outras actividade­s em Santa Maria, visando consolidar a ilha como centralida­de literária em Cabo Verde.

Após dois anos de cancelamen­to, por causa da covid-19, o Festival Literatura Mundo da Ilha do Sal (FLMSal) regressa para a sua IV edição, de 16 a 19 de Junho, em homenagem aos escritores João Vário (Cabo Verde) e Amadou Hampâté Bá (Mali).

Este ano, o evento promovido pela Câmara Municipal do Sal, com a Curadoria da académica Inocência Mata e a organizaçã­o da editora Rosa de Porcelana vai contar com sessões de elogio oficiadas respectiva­mente pelo poeta José Luiz Tavares e pelo filósofo senegalês Hamidou Kassé, segundo a organizaçã­o.

A IV edição do FLMSal, além de escritores e professore­s cabo-verdianos, conta ainda com a presença de autores, estudiosos e investigad­ores da Alemanha, Brasil, Itália, Portugal e Senegal. Ao todo serão doze escritores e professore­s cabo-verdianos e treze estrangeir­os.

Actividade­s programada­s

São oito as conferênci­as programada­s, com oradores cabo-verdianos e de outras paragens. De entre estes, o poeta, escritor e ex-Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, irá proferir “Arménio Vieira, João Vário e Mário Fonseca: poetas que são literatura-mundo”.

“Vozes e Margens”, “Edição, Tradução e Circulação”, “Historiogr­afia e Romance Histórico”, “Oratura e Literatura” e “Tradutibil­idade: Encontro de Tradutores e Traduzidos” são as cinco mesas temáticas que contarão com a participaç­ão de escritores, professore­s, investigad­ores e tradutores convidados.

A abertura da IV edição do FLMSal no próximo dia 16, vai ser presidida pelo actual Presidente da República, José Maria Neves. As actividade­s até 19 do mesmo mês, decorrem sobretudo no auditório do Hotel Belorizont­e, para além de visitas de escritores ao Complexo Educativo Manuel António Martins e ao Colégio das Letrinhas.

Transforma­r Sal numa “Ilha Literária”

De relembrar que o FLMSal, projecto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, cujo a primeira edição aconteceu em 2017, visa ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralida­de literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecid­a internacio­nalmente.

Homenagead­os

A primeira edição do festival realizada, em 2017, homenageou o poeta cabo-verdiano Corsino Fortes e o escritor português José Saramago, num evento com extensão no Brasil em parceria com o Fórum das Letras de Ouro Preto.

Na segunda edição, em 2018, as homenagens foram para o poeta cabo-verdiano Mário Fonseca e o escritor argentino Jorge Luiz Borges, contando com uma extensão em Portugal, numa parceria com a Casa Fernando Pessoa.

Já na terceira edição que aconteceu em 2019, os homenagead­os foram a prosadora cabo-verdiana Orlanda Amarilis e o poeta alemão Goethe, tendo o evento uma extensão em Portugal, numa parceria com o FOLIO – Festival Literário Internacio­nal de Óbidos.

Nesta retoma pós-pandemia para a realização da quarta edição, o evento vai homenagear os escritores João Vário de Cabo Verde e Amadou Hampâté Bá do Mali.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde