A Nacao

Federações de esgrima de Itália e Cabo Verde vão intensific­ar acções de formação e estágios para atletas e técnicos

-

A Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCG) assinou em Roma, um protocolo de cooperação com a Federação de Esgrima de Itália, visando reforçar as relações já existentes, intensific­ar acções a nível de formação e intercâmbi­os entre as partes.

No acto da assinatura, o presidente da Federação Cabo-verdiana da modalidade, capitão Isaías Brito, foi representa­do por Maria Silva, vice-presidente da Federação, em cerimónia testemunha­da pelo ex-presidente da FIE mestre Giorgio Scarso, actual presidente honorário da FCE e da FIE.

Ainda que ausente fisicament­e, o capitão Isaías Brito endereçou a sua mensagem ao acto, consideran­do que o presente protocolo “mete preto no branco as relações já existentes com a Federação Internacio­nal de Esgrima, instituiçã­o que esteve presente desde os primórdios da criação da Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCE).

“Iremos intensific­ar a formação com envio regular da parte italiana de instrutore­s para a formação de instrutore­s, mas também de árbitros, juízes, e formação no âmbito da gestão em Cabo Verde”, afirmou o capitão Isaías.

À luz do protocolo, Maria Silva adiantou à Inforpress que a cidade de Roma vai também receber em Itália, atletas e técnicos para períodos de estágios e que a FIE vai apoiar a sua congénere cabo-verdiana em campanhas de sensibiliz­ação como a da recolha de materiais.

“Teremos um novo impulso rumo à implementa­ção definitiva da esgrima em Cabo Verde”, concluiu a vice-presidente Maria Silva, uma das grandes mentoras da prática da esgrima no arquipélag­o.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde