A Nacao

Governo discorda dos dados da FAO e do PAM

-

O Governo não concorda com a avaliação do PAM e da FAO em relação à segurança alimentar em Cabo Verde. O ministro Gilberto Silva disse, em entrevista à RTC, que “é preciso harmonizar os números”. Defendeu ainda que é necessário “corrigir a linguagem” e explicou as cinco fases da classifica­ção da segurança alimentar.

Esse governante contesta os dados e a linguagem dessas duas agências do sistema das Nações Unidas, que apontam para a existência de 181.000 pessoas, cerca de 32% da população cabo-verdiana, em situação de inseguranç­a alimentar. Gilberto Silva considera que o PAM e a FAO fizeram a junção de várias fases utilizadas neste tipo de classifica­ção.

“Fizeram uma junção da fase dois e da fase três e, para além dessa junção, apanhou-se a situação projectada para o mês de Agosto caso, por exemplo, o Governo não tivesse tomado medidas de mitigação”, afirma.

Gilberto Silva garantiu, no entanto, essas agências já corrigiram os dados relativos a Cabo Verde, assim como a linguagem, porquanto tinham, igualmente, utilizado a palavra “fome”. Disse também ter compreendi­do o PAM, porquanto “o propósito é garantir ajuda”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde