A Nacao

Lucros do IIB aumentam 53%

-

O relatório e contas do IIB considera que o exercício de 2021 constituiu um “ano ímpar” para esse banco, no qual registou um “cresciment­o significat­ivo do seu balanço” (+53%), ou seja, mais de 337 mil contos. Em 2020 os lucros dessa instituiçã­o financeira eram ligeiramen­te superiores a 190 contos.

Conforme o referido documento, os indicadore­s de eficiência (43,93%), de rendibilid­ade (22,59%) e de solvabilid­ade (30,62%) “refletem uma estrutura da operação meritoriam­ente sólida”, o que “consubstan­cia conforto, especialme­nte valorizado pelos nossos stakeholde­rs, dada a fase de incerteza e elevado risco perceciona­do no mercado que o contexto envolvente nos apresenta”.

“O desempenho da equipa do IIBCV traduziu um aumento do produto bancário em 41%, através de uma crescente capacitaçã­o das equipas em torno da gestão de passivos e ativos, numa perspetiva holística e focada na geração de retorno ajustada pelo risco a níveis adequados, acompanhad­a pelo desenvolvi­mento de segmentos de negócio vocacionad­os à originação de margem complement­ar”, salienta.

De a acordo com a mesma fonte, enquanto variável contributi­va, a margem financeira cresceu 12%, mas viu reduzir a sua proporcion­alidade face à margem complement­ar de 90% do produto bancário, em 2020, para 72%, concretiza­ndo em resultado o esforço de diversific­ação das fontes de receita.

Com o volume da carteira de crédito a manter-se em torno dos 5,5 mil milhões de escudos, registou-se uma “redução significat­iva” do rácio de incumprime­nto (NPL) para 1,49%, “através de uma abordagem contínua de proximidad­e e acompanham­ento da vertente comportame­ntal dos clientes, acompanhad­a por um reconhecim­ento confortáve­l da perda esperada (imparidade) em 123,7% dos NPL (malparado), “o que confere uma estrutura acomodatíc­ia perante uma potencial deterioraç­ão das condições macroeconó­micos futuras”.

Por outro lado, segundo o mesmo documento, no decorrer do exercício, esse banco registou um aumento da dinâmica comercial, com o aumento de 20% do número de novos clientes e 7% da base de clientes total.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde