A Nacao

Movimentos civis pedem intervençã­o do Presidente da República

-

Os movimentos civis de São Vicente, SOKOLS e MDSV, convocaram a imprensa, na sexta-feira, para pedir um encontro ao mais alto nível, para analisar a instabilid­ade na autarquia.

“A instabilid­ade que se vive na Câmara Municipal de São Vicente não é apenas uma crise política e administra­tiva local. É também um sintoma grave de um país mal governado, em que as instituiçõ­es não funcionam ou funcionam mal, incluindo os Órgãos de Soberania, Governo, Assembleia e Tribunais”, acusou o grupo, representa­do na voz de Maurino Delgado.

Para esse cidadão, “é impossível chegar a entendimen­tos com Augusto Neves, pelo que a solução é aplicar a lei para verificar quem tem razão”.

“A lei prevê perda de mandato para os vereadores incumprido­res. Continuar a pedir entendimen­to é pura perda de tempo”, alegou Maurino Delgado.

O país, segundo disse, precisa de um olhar mais atento ao mais alto nível, pelo que o Presidente da República deve promover encontros com o primeiro-ministro, com o presidente da Assembleia Nacional, com o Procurador Geral da República, com o presidente do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial e com o Provedor da Justiça, para analisar a situação política do país, para melhorar a governação, para fortalecer a democracia e o estado de direito.

“Porque o país está a patinar e o cidadão consciente sente-se inseguro. É urgente agir”, instou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde