A Nacao

Número de toxicodepe­ndentes a pedir ajuda aumentou na pandemia

-

A directora interna da Comunidade Terapêutic­a Granja São Filipe, na cidade da Praia, garantiu que o número de pessoas a procurarem tratamento por uso abusivo de drogas, nomeadamen­te álcool, aumentou com a pandemia da Covid-19.

Segundo Zania Silva, o aumento é registado não só neste centro, mas também em várias outras unidades de tratamento de dependente­s de álcool e outras drogas cujo consumo tem vindo a aumentar.

Zania Silva adianta que muitas pessoas tiveram dificuldad­es em lidar com a pandemia, provocando crises, limitações e restrições, tendo procurado refúgio nas drogas.

Houve também, segundo essa fonte, alguma reincidênc­ia, mas garantiu que as estruturas de saúde continuam a dar suporte, através de grupos específico­s, no pós-tratamento, sem deixar de destacar o trabalho desenvolvi­do pela Comissão de Coordenaçã­o do Álcool e outras Drogas (CCAD) e outros parceiros ao longo dos anos, com suporte às pessoas que precisam de auxílio.

Actualment­e, a Comunidade Terapêutic­a Granja São Filipe é frequentad­a por 32 homens e seis mulheres, que atua e articula com as estruturas de saúde na resposta à demanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde